Brasil e Mundo Destaque

Confira regras para o Imposto de Renda 2024

A Receita Federal divulgou nesta quarta-feira (6) as regras para o IR deste ano. Assim como foi no ano passado, o prazo para entrega começa no dia 15 de março e vai até 31 de maio

A receita federal divulgou nesta quarta-feira as regras para o Imposto de Renda da Pessoa Física 2024. Assim como foi no ano passado, o prazo para entrega começa no dia 15 de março e vai até 31 de maio. Durante o evento de divulgação das regras, o auditor fiscal Mário Dehon destacou a relevância da opção “declaração pré-preenchida”, que possibilita o preenchimento automático de informações declaradas no ano anterior e agiliza o processo para o contribuinte.

Do ano de 2022 para o ano de 2023, a utilização da pré-prenchida mais que triplicou. O tela pulou de 7% para 24%. E a gente pôde constatar a diminuição de incidência de declaração em malha pelo critério de omissão de rendimentos. E a gente pôde fazer uma constatação da redução do tempo de preenchimento da declaração. 

26% do total de declarantes gastou até meia hora para preencher a declaração. E um terço gastou até uma hora, tempo mínimo, ultra-reduzido, que só é possível pela facilidade que se tem de preencher todos os demonstrativos com os dados que a receita já tem. Além disso tudo, a gente consegue diminuir a possibilidade de erros no preenchimento.”

Desde 2022, todos os contribuintes podem fazer a pré-preenchida, entrando no programa do ir com a conta gov.Br de nível prata ou ouro. Outra novidade é que a receita está criando um robô virtual para ajudar os brasileiros a saberem quem está obrigado, ou não, a declarar o imposto. Essa funcionalidade deve entrar no ar no dia 15, mas ainda não foram divulgados mais detalhes. Também foi divulgado que o primeiro lote de restituição será pago no dia 31 de maio. O segundo lote, no dia 28 de junho, o terceiro em 31 de julho, o quarto em 30 de agosto, e o quinto e último no dia 30 de setembro. Recebem primeiro idosos, a partir de 60 anos, pessoas com deficiência e professores. Depois passa a receber quem declarou o imposto primeiro. Vale lembrar que os trabalhadores que recebem até dois salários-mínimos por mês, ou seja, dois mil 824 reais, não vão pagar o imposto, mas precisam entregar a declaração. A expectativa da receita federal é receber cerca de 43 milhões de declarações este ano, 4 por cento a mais que o ano passado. 

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados