Destaque Saúde

MINUTO DA SAÚDE: a importância da vacina para evitar casos graves da doença

A diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Alda Maria da Cruz, reforça a importância de mais esse aliado no combate à doença

Febre alta, dores pelo corpo e atrás dos olhos, fraqueza, desidratação. Sintomas da dengue que podem se agravar e, em pouco tempo, levar o paciente à morte. Evitar a doença é trabalho de toda a sociedade, combatendo focos do mosquito transmissor, o Aedes Aegypti.

Mas um importante aliado nessa batalha é a vacina, disponível no Sistema Único de Saúde para jovens entre 10 e 14 anos. Comprovado e testado cientificamente, o imunizante Qdengua é seguro e evita o agravamento dos casos da doença.

A diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Alda Maria da Cruz, reforça a importância de mais esse aliado no combate à doença.

“A faixa etária que nós escolhemos – entre 10 e 14 anos – é a que identificamos que há o maior número de hospitalizações. Então, se você não quer que seu filho adquira dengue, vá para o hospital e evolua para uma forma grave. Por favor, procure uma unidade de saúde – nessa faixa de 10 a 14 anos –, para que possam se imunizar e se proteger dessa doença que leva à morte – e muitas já foram registradas nessa faixa etária.”

Os laboratórios públicos do Brasil — Fiocruz e Bio Manguinhos – estão trabalhando junto ao laboratório fornecedor da vacina para ajudar no aumento da produção e poder, em breve, aumentar a oferta do imunizante para mais faixas etárias.

Não se esqueça: são apenas 10 minutos por semana para proteger sua família e vizinhos da dengue.

 

Para mais informações, acesse: www.gov.br/saude.

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados