É o que aponta pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
84% dos consumidores já atrasaram alguma conta mais de uma vez no ano. Isso costuma acontecer a cada três meses. É o que aponta uma pesquisa da Confederação Nacional de Derejentes Logistas.
O problema é quando a dívida acumula, afirma Nival Martins, superintendente do SPC Brasil.
“A inadimplência não é um problema isolado, né? De fato, às vezes acontece um esquecimento, mas a grande maioria das vezes ela está relacionada, a alguns problemas mais sérios, tais como o descontrole financeiro, desemprego, empréstimo do nome, ou algum problema de saúde, gerando… São Problemas um pouco mais complexos.
E a pessoa, por muitas vezes, ela até tenta fazer algumas negociações, não consegue pagar e vai virar naquela bola de neve. Essa é uma realidade que a gente vê na grande maioria dessas pessoas.
Nival Martins alerta, quando a dívida aperta, o segredo é tentar fazer uma negociação que caiba no bolso.
“Mais importante é o devedor procurar o credor, né? Entender exatamente qual é o valor daquela dívida, os acréscimos que incidiriam ali naquele valor, entender como seria a proposta de acordo pro pagamento e ver se isso encaixa dentro do seu orçamento doméstico.
E a dica, que a recomendação que ele só faz o acordo, se aquele valor pudesse encaixar dentro do orçamento, sem prejudicar as outras despesas essenciais.