Festa Literária de Ipiaú debate cultura, educação e ancestralidade com autores convidados.

Bate-papos, cordéis, oficinas, apresentações musicais e lançamentos de livros marcaram o segundo dia da 1ª Festa Literária de Ipiaú (Flipiaú). Os espaços voltaram a ficar lotados, com destaque para as participações do escritor e jornalista Jean Wyllys e da líder indígena Nádia Akawã. O evento em homenagem ao centenário de Euclides Neto segue até o dia 14.
Jean Wyllys veio à Bahia para participar da Flipiaú, onde integrou o painel “Educação e cultura: Um outro mundo possível”, no espaço Menino Traquino. O escritor também lançou seu livro de contos “O anonimato dos afetos escondidos”, com narrativas de ficção que exploram temas como solidão, violência e desejo clandestino em corpos negros e LGBTQIA+.
Durante visita à Casa de Euclides Neto, acompanhada por uma das filhas do escritor homenageado, Wyllys comentou que nunca tinha ido a Ipiaú, mas conhecia o município pelas obras de Euclides. “A Flipiaú valoriza a educação e a leitura como caminhos para o diálogo. A beleza do mundo está nas nossas diferenças, mas temos algo em comum que precisamos preservar. Nesse sentido, é um sucesso.”
As reflexões sobre o destino da terra estão no centro da obra de Euclides Neto, que observava as monoculturas concentradas nas mãos de poucos proprietários, mas trabalhava por uma convivência coletiva voltada ao bem comum.
Inspirada nesse pensamento, a mesa “Lições sobre a Terra”, contou com a presença de Nádia Akawã, liderança indígena do povo Tupinambá de Olivença. “A colonização nunca saiu de nós. Nunca estivemos livres desse sistema opressor que conduz a vida das pessoas”, comentou.
Estudantes visitam Flipiaú
O espaço O Tempo é Chegado recebeu estudantes de escolas públicas e particulares do ensino fundamental. Eles participaram de atividades como oficinas, painéis, mesas de discussão e mediação de leitura na Bibex – Biblioteca de Extensão, instalada dentro de um ônibus e cedida pela Fundação Pedro Calmon.
A professora Simone Ribeiro, da Escola Municipal Lessa de Moraes, destacou a importância da experiência. “Ficamos lisonjeados por ver nossos alunos conhecendo um pouco da literatura e da história de Euclides Neto.”
À noite, o Espaço Machombongo, na Praça Rui Barbosa, teve uma programação especial com performance de Daniela Galdino, leitura de cordel, apresentação do Boi Estrela e o lançamento do livro “Euclides Neto: Trilhas de um Escritor da Terra”, de Denise Teixeira, Odorico Leal e Max Bandeira. O dia foi encerrado com o show de Ayam Ubráis Barco.
Terceiro dia tem leitura de roteiro e contação de histórias
O destaque do terceiro dia é a leitura do roteiro adaptado do livro “Os Magros”, de Euclides Neto, para o cinema, escrito por Edson Bastos. A leitura será coordenada por Negro Du, com participação de atores profissionais e exposição dos figurinos originais criados por Flávia Novais, às 16h, no espaço O Tempo é Chegado.
Durante a manhã, o local recebe oficina de contação de histórias e o painel “Escrever para as Infâncias”, além do lançamento de livros voltados para o público infantojuvenil. No Espaço Machombongo, as atividades do dia serão encerradas com os shows da banda Manzuá e do grupo O Quadro.
Confira a programação completa da 1ª Festa Literária de Ipiaú – Flipiaú no site flipiau.com.br e acompanhe nas redes sociais @flipiau.
Uma realização da Voo Audiovisual, a 1ª Flipiaú foi contemplada no Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (n.º 01/2024), por meio do Programa Bahia Literária, com apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura, via Fundação Pedro Calmon.
O edital integra a modalidade de fomento à execução de ações culturais, conforme o Decreto Federal n.º 11.453/2023, a Política Estadual de Cultura (Lei n.º 12.365/2011), o Plano Estadual de Cultura (Lei n.º 13.193/2014), o Plano Estadual de Educação da Bahia (Lei n.º 13.559/2016) e a Lei Federal n.º 14.133/2021.
O projeto conta ainda com o apoio cultural do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), vinculado à Secretaria de Educação do Estado da Bahia, por meio da Rádio Educadora FM e da TVE Bahia.
Assessoria de Imprensa
Jane Fernandes e Fábio Rodella










