
Para garantir a segurança e a qualidade do serviço de distribuição de água potável no município, a Vigilância Sanitária e Ambiental (Visa) iniciou, na última segunda-feira (10), o cadastramento para a vistoria dos veículos da Operação Carro-Pipa. O cadastro segue aberto até o dia 21 de novembro.
Os pipeiros interessados em participar da operação devem comparecer à sede da Vigilância Sanitária, portando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), o Alvará de Licença para Localização e Funcionamento emitido pela Secretaria Municipal de Finanças em nome do proprietário do veículo, o comprovante de residência em Vitória da Conquista também em nome do proprietário, além do requerimento da Vigilância Sanitária devidamente preenchido.
As vistorias acontecerão entre os dias 1º e 5 de dezembro, das 8h às 11h, no Centro Cultural Glauber Rocha. Durante o processo, um fiscal analisará as condições internas e externas do tanque, observando a pintura, a presença de ferrugem e o estado das torneiras e mangueiras. Também serão conferidos os documentos que comprovam o uso da pintura Epóxi, obrigatória para veículos que transportam água potável, e o registro de limpeza do tanque, exigido para garantir a segurança da água distribuída.
De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária e Ambiental, Maico Mares, as vistorias são realizadas duas vezes por ano e envolvem mais de 100 veículos, assegurando que a água chegue às comunidades sem risco de contaminação. “Nosso objetivo é a prevenção, garantindo que o veículo esteja em condições adequadas para transportar água potável de qualidade às pessoas. Esses veículos circulam o ano inteiro em várias comunidades, abastecendo milhares de pessoas. E, graças a Deus, a gente não tem esse problema de contaminação. É uma responsabilidade muito grande”, destacou.
O coordenador ressaltou ainda a importância dos cuidados que devem ser mantidos pelos condutores. “O próprio pipeiro deve ter cuidado, porque, uma vez que o carro é autorizado para o transporte de água potável, ele não pode sequer transportar outro tipo de água, ou seja, uma água bruta. O abastecimento dos Carros-Pipa credenciados é realizado em um ponto exclusivo da Embasa”, completou.
Os veículos aprovados na vistoria receberão a autorização sanitária, com validade de seis meses, para atuação junto à Prefeitura de Vitória da Conquista e à Operação Carro-Pipa, executada pelo Exército Brasileiro. Já os que apresentarem alguma irregularidade terão um prazo para realizar as adequações necessárias.
A Vigilância Sanitária e Ambiental reforça que, em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (77) 3229-3044.
Fonte: Secom – PMVC










