Com 85% do cronograma executado, a obra de recuperação de 140 metros de uma tubulação de grande dimensão conhecida como interceptor de 800 milímetros instalada a uma profundidade de seis metros, no bairro Vila América, entrou na reta final nesta terça (01). A obra possui investimento de R$ 500 mil e consiste na implantação de nova tubulação produzida em material Polietileno de Alta Densidade (PEAD) corrugado.
Os trabalhos agora estão voltados para interligar esta grande tubulação ao outro interceptor de 1000 milímetros existente no local com a construção de dois novos poços de visita (PV’s). A previsão é de que esta etapa seja concluída em até 15 dias, quando o equipamento poderá entrar em funcionamento e conduzir parte do esgoto coletado pelo Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Vitória da Conquista até a estação de tratamento.
Desde que a tubulação apresentou danos em decorrência das chuvas registradas no primeiro semestre deste ano, foi necessário a instalação de um sistema alternativo no local para manter o fluxo do esgoto direcionado para a estação de tratamento. Neste período, equipes estão realizando manutenção contínua na rede coletora de esgoto que atende o bairro.