O alerta de chuva para esta segunda-feira (28) se confirmou. Segundo a última atualização feita pela Defesa Civil Municipal, às 23h de hoje, com base em dados fornecidos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), choveu 38,96mm em Vitória da Conquista, sendo que a região do Patagônia registrou o maior volume. Não houve ocorrências e chamados, mas, ainda assim, a Prefeitura está monitorando a situação. A chuva e os trovões continuam.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet),  o alerta amarelo de chuvas intensas para o município, emitido hoje, continua valendo até as 10h de amanhã. A previsão era de que chovesse entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h), mas a quantidade de chuva já supera esses números.

Pelo aviso do Inmet, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. “A gente acreditava que o volume de chuvas pudesse chegar a 10mm nesta terça-feira, mas já choveu mais que isso. Dessa forma, é importante que as pessoas se atentem para os perigos e evitem sair de casa sem necessidade”, disse a coordenadora da Defesa Civil Municipal.

O engenheiro da Defesa Civil, Gabriel Queiroz, destacou que o alerta permanece amarelo, porém com o alcance de quase 60mm de chuva neste período, ainda que em apenas algumas áreas, já o torna com característica de alerta laranja.

Diante disso, o órgão orienta a população a não se abrigar debaixo de árvores, além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também deve evitar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelos números: 199 e (77) 3422-5958, ou através do WhatsApp (77) 98856-5070.