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Ministério dos Transportes faz estudo para alteração de velocidade em vias urbanas

Imagem: Freepik

O governo federal realizou na última semana consulta pública para alteração do Guia de Gestão de Velocidades no Contexto Urbano. A intenção do MT é buscar soluções que vão além da redução de velocidade para a redução de acidentes de trânsito.

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) sugere que nas zonas urbanas o limite padronizado seja de 30 km/h. As vias de ligação entre bairros e regiões operem entre 40 e 50 km/h.

Análise feita a partir de mudanças na velocidade de cidades brasileiras, como Fortaleza, demonstram que a diminuição de acidentes é muito expressiva e que o tempo de viagem aumenta menos de 10 segundos por quilômetro percorrido.

Foi discutido também a possibilidade do limite de velocidade dinâmico, em que, através de painéis eletrônicos, o limite pode ser ajustado em tempo real, conforme condições de trafegabilidade.

Na atualidade o Código de Trânsito Brasileiro estabelece que:

Rodovias de pista dupla: 110 km/h (automóveis e motos) ou 90 km/h (demais veículos)

Rodovias de pista simples: 100 km/h (automóveis e motos) ou 90 km/h (demais veículos)

Estradas: 60 km/h

Vias de trânsito rápido: 80 km/h

Vias arteriais: 60 km/h

Vias coletoras: 40 km/h

Vias locais: 30 km/h

(Com informações do UOL)

 

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