
O governo federal realizou na última semana consulta pública para alteração do Guia de Gestão de Velocidades no Contexto Urbano. A intenção do MT é buscar soluções que vão além da redução de velocidade para a redução de acidentes de trânsito.
A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) sugere que nas zonas urbanas o limite padronizado seja de 30 km/h. As vias de ligação entre bairros e regiões operem entre 40 e 50 km/h.
Análise feita a partir de mudanças na velocidade de cidades brasileiras, como Fortaleza, demonstram que a diminuição de acidentes é muito expressiva e que o tempo de viagem aumenta menos de 10 segundos por quilômetro percorrido.
Foi discutido também a possibilidade do limite de velocidade dinâmico, em que, através de painéis eletrônicos, o limite pode ser ajustado em tempo real, conforme condições de trafegabilidade.
Na atualidade o Código de Trânsito Brasileiro estabelece que:
Rodovias de pista dupla: 110 km/h (automóveis e motos) ou 90 km/h (demais veículos)
Rodovias de pista simples: 100 km/h (automóveis e motos) ou 90 km/h (demais veículos)
Estradas: 60 km/h
Vias de trânsito rápido: 80 km/h
Vias arteriais: 60 km/h
Vias coletoras: 40 km/h
Vias locais: 30 km/h