. Destaque Saúde

Mutirão do SUS realiza 29 mil atendimentos em um único dia

Ação mobilizou hospitais universitários federais em todo o país para reduzir filas de consultas, exames e cirurgias. Presidente Lula visitou mutirão do Hospital Universitário de Brasília (HUB).

Foto: Júlia Prado/MS

O governo federal realizou no sábado (13) o maior mutirão da história do Sistema Único de Saúde (SUS). A Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas registrou cerca de 29 mil atendimentos em 45 hospitais universitários federais, distribuídos por todas as regiões do Brasil.

Foram 1,9 mil cirurgias eletivas, 22,7 mil exames e 4,4 mil consultas. Os números representam um aumento de 133% em relação à primeira edição do mutirão, realizada em julho deste ano. Mais de 3,2 mil profissionais de saúde participaram, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos e estudantes.

Segundo o Ministério da Saúde, a iniciativa priorizou áreas como oncologia, cardiologia, ortopedia, ginecologia, oftalmologia e otorrinolaringologia. O objetivo é reduzir o tempo de espera por serviços de média e alta complexidade no SUS.

O programa prevê novos mutirões ainda em 2025, com a meta de ampliar em 40% a produção cirúrgica dos hospitais universitários.

 

Fonte: Agência Rádio Gov

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados