Instituições privadas têm de 1º a 8 de outubro para emitir o termo de participação; outro edital, previsto para 14 de outubro, vai trazer as regras e o cronograma para as inscrições.

O Ministério da Educação publicou, nesta segunda-feira (22), o edital sobre as vagas remanescentes do Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil, para o segundo semestre de 2025. As instituições privadas de ensino superior têm de 1º a 8 de outubro para emitir o termo de participação. Entre os dias 9 e 14 de outubro, será possível fazer retificações.
Já os estudantes devem ficar atentos. Um novo edital, previsto para o dia 14 de outubro, vai trazer as regras e o cronograma para as inscrições. As vagas são destinadas apenas a estudantes que possam cumprir a frequência mínima para o segundo semestre de 2025.
Para participar, as instituições precisam ter adesão válida ao Fies e ao Fundo Garantidor. Só poderão oferecer vagas cursos bem avaliados no Sinaes, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.
As mantenedoras devem divulgar os cursos e turnos disponíveis, garantir internet gratuita para inscrições e não podem cobrar taxas. O MEC vai observar a disponibilidade de orçamento, a avaliação dos cursos e a demanda por região. Cursos de medicina terão prioridade.
O Fies foi criado em 2001 para financiar mensalidades de graduação em faculdades privadas.
Para saber mais, acesse gov.br/mec.
Fonte: Agência Rádio Gov