Esporte

Cade pede informações sobre criação de ligas de futebol e investiga possíveis irregularidades

Autarquia analisa suspeita de prática de gun jumping envolvendo a Liga do Futebol Brasileiro (Libra) e a Liga Forte União (LFU).

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) solicitou novas informações em dois processos que apuram possíveis práticas de concentração econômica sem notificação prévia, conhecidas como gun jumping, envolvendo a Liga do Futebol Brasileiro (Libra) e a Liga Forte União do Futebol Brasileiro (LFU).

Os despachos emitidos determinaram a intimação das partes e a realização de diligências adicionais. As ligas e seus investidores vão ter cinco dias úteis para apresentar documentos sobre constituição, estrutura societária, governança e contratos.

As apurações começaram em 2023, a partir de denúncias e investigações da Superintendência-Geral do Cade (SG/Cade), que identificou indícios de que as ligas atuam como joint ventures com gestão compartilhada de direitos comerciais e de transmissão, o que exigiria notificação prévia ao órgão.

Segundo o órgão, houve alterações relevantes nos estatutos e contratos das entidades, além de discussões recentes sobre uma possível unificação entre Libra e LFU, o que reforça a necessidade de aprofundar a análise.

A consumação de atos de concentração sem autorização do Cade pode gerar multas e até a anulação dos contratos. O Cade destacou que a ausência de submissão prévia coloca em risco a validade dos acordos e pode afetar a estabilidade das relações comerciais no futebol brasileiro.

 

Fonte: Agência Rádio Gov

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados