Destaque Política

Na Bahia, Lula anuncia investimentos na indústria naval e em fábrica de fertilizantes

Cerimônia marca a retomada de atividades do Estaleiro Enseada, a contratação de embarcações pela Petrobras e a construção de 80 balsas.

© Fernando Frazão | Agência Brasil

O presidente Lula participou, nesta quinta-feira (9), em Maragogipe, na Bahia, do anúncio de novos investimentos na indústria naval do estado e na retomada da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados, a Fafen.

O evento marca o retorno das atividades do Estaleiro Enseada, que estava parado há cerca de dez anos. A Petrobras vai contratar seis novas embarcações para controle de vazamentos em alto-mar e investir, junto com a Fafen, mais de R$ 2,6 bilhões no estado. A expectativa do Planalto é de que os projetos gerem cerca de 5.400 empregos diretos e indiretos. As novas embarcações vão ter motores híbridos, com menor emissão de poluentes, e podem futuramente operar com etanol ou metanol.

Segundo o Governo, a Fafen deve voltar a funcionar até o fim deste ano, com produção de amônia, ureia perolada e ARLA-32, produtos considerados essenciais para o agronegócio brasileiro.

O Ministério de Portos e Aeroportos também vai investir mais de R$ 600 milhões na construção de 80 balsas. A iniciativa deve gerar mais de 2 mil empregos diretos e fortalecer a indústria naval do Recôncavo Baiano.

 

Fonte: Agência Rádio Gov

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados