Com investimento de R$ 5,5 bilhões, novo complexo da BYD em Camaçari é o maior fora da Ásia e deve gerar até 20 mil empregos diretos e indiretos, impulsionando a economia e a produção nacional de veículos elétricos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta quinta-feira (9), da inauguração do complexo industrial da BYD Brasil, em Camaçari, na Bahia. O investimento de R$ 5,5 bilhões marca o início da produção nacional da montadora e consolida o Brasil como polo estratégico da empresa na América Latina. A fábrica é a maior da BYD fora da Ásia e tem capacidade inicial para produzir 150 mil veículos por ano.
A unidade ocupa uma área de 4,6 milhões de metros quadrados e foi projetada para ser uma das mais modernas da América Latina, com linha de montagem capaz de produzir modelos híbridos e 100% elétricos. Atualmente, opera no sistema SKD, mas, a partir de 2026, a produção será nacionalizada, com etapas como estamparia, soldagem e pinturaS realizadas no país.
Desde o início de outubro, cerca de 350 trabalhadores foram contratados, número que deve chegar a 2 mil nas próximas semanas. Quando estiver em plena operação, o complexo vai ter potencial de gerar 20 mil empregos diretos e indiretos.
Durante a cerimônia, foi apresentado o primeiro híbrido plug-in flex do mundo, tecnologia desenvolvida por engenheiros brasileiros e chineses para funcionar com qualquer proporção de etanol e gasolina. Alinhada às metas de transição energética, a nova planta opera com 100% de energia renovável.
Fonte: Agência Rádio Gov