
Ilhéus/BA. Na manhã desta quarta-feira (22/10), foi deflagrada a operação Barcadiere, desencadeada pelas Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado na Bahia e em Ilhéus (FICCO/BA e FICCO/Ilhéus), pela Delegacia Territorial da Polícia Civil de Ipiaú/BA e 9ª COORPIN. A ação também foi apoiada pela PMBA, através do CPR SUL, CIPT-S e 69ª CIPM e aconteceu na zona sul de Ilhéus/BA e resultou no cumprimento de mandado de busca e apreensão e de prisão preventiva em desfavor de um líder do tráfico da cidade de Ipiaú.
O investigado era apontado como uma das principais lideranças do tráfico na cidade e mantinha ligação com uma operação anterior que resultou na apreensão de um fuzil calibre 5,56 e 19 tabletes de pasta base de cocaína. As apurações também indicam seu envolvimento na manutenção de um laboratório de drogas no sul da Bahia.
Durante o cumprimento do mandado, o suspeito reagiu à abordagem, disparando contra as equipes policiais, que revidaram a agressão. O homem foi atingido, socorrido e encaminhado ao Hospital Regional Costa do Cacau, onde foi constatado o óbito.
Com ele, foi apreendido um revólver calibre .38, contendo cinco cartuchos deflagrados e um picotado, apresentado na 1ª Delegacia Territorial de Ilhéus/BA.
As FICCOs Bahia e Ilhéus são compostas pela Polícia Federal, Polícia Militar da Bahia, Polícia Civil da Bahia, Polícia Penal da Bahia, Secretaria Nacional de Políticas Penais e Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, e reforçam o compromisso conjunto no combate ao crime organizado e à criminalidade violenta no estado.
Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal na Bahia