País registra 710 mil jovens no mercado de trabalho via Lei da Aprendizagem, pelo sétimo mês seguido.

O Brasil bateu mais um recorde na inclusão de jovens no mercado de trabalho. Em setembro, o número de aprendizes chegou a mais 710 mil, o maior já registrado desde a criação da Lei da Aprendizagem Profissional. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.
O saldo do mês foi de 15.357 novos contratos. O setor de Serviços liderou as contratações, seguido por Indústria, Comércio, Construção Civil e Agropecuária. No acumulado do ano, já são quase 112 mil jovens contratados, com destaque para a Indústria, que abriu mais de 42 mil vagas. Segundo informações do Caged, todos os meses de 2025 apresentaram saldo positivo.
Podem ser aprendizes jovens entre 14 e 24 anos, matriculados em instituições credenciadas. O programa oferece jornada reduzida, formação técnica gratuita e benefícios como FGTS, 13º salário, vale-transporte e férias alinhadas ao calendário escolar.
Empresas de médio e grande porte com pelo menos sete funcionários em funções qualificadas devem contratar entre 5% e 15% de aprendizes, conforme a legislação.
Fonte: Agência Rádio Gov










