Sistema foi totalmente remodelado para oferecer mais segurança, controle e transparência.

A Receita Federal anunciou uma nova versão do sistema de procurações eletrônicas, que passa a se chamar Autorizações de Acesso. A atualização começa a valer em 5 de dezembro de 2025 e integra, segundo a Receita, o conjunto de medidas de modernização dos serviços digitais do órgão.
O sistema foi totalmente remodelado, com foco em segurança, controle e transparência nas autorizações concedidas entre contribuintes e representantes. Uma das principais mudanças é a necessidade de confirmação da pessoa indicada: a autorização só passa a valer depois que o representante aceita formalmente assumir o acesso.
A nova interface foi redesenhada e se tornou mais simples e intuitiva. Outra novidade é a integração completa com o Portal de Serviços da Receita Federal, o que, segundo o órgão, torna a navegação mais prática. Além disso, o sistema passa a adotar recursos adicionais de segurança, como registro de atividades e proteção reforçada de dados pessoais, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.
Para acessar o Autorizações de Acesso, o usuário deve entrar no Portal de Serviços da Receita Federal e selecionar o serviço “Minhas Autorizações de Acesso”. Na área de consulta, é possível alternar entre as abas de autorizações concedidas e recebidas.
Entre as ações disponíveis, o contribuinte pode conceder uma nova autorização, visualizar informações completas das autorizações existentes, cancelar autorizações concedidas ou recebidas, validar uma autorização recebida — etapa necessária para que ela comece a valer — ou rejeitar o pedido.
Fonte: Agência Rádio Gov










