Também funcionarão como pontos de vacinação durante o Dia D o Espaço Cultural Glauber Rocha, o Estádio Municipal Lomanto Júnior e o Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa).

O Dia D marca o início da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2026. A mobilização tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal de cães e gatos e manter o controle da raiva no município. A campanha segue até 31 de agosto, contemplando as zonas urbana e rural.

A vacinação antirrábica animal é realizada anualmente, de forma massiva e gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A estratégia tem papel fundamental na prevenção e no controle da doença e contribui significativamente para a redução dos casos de raiva humana transmitida por cães e gatos no Brasil.

Meta de vacinação

A população animal estimada de Vitória da Conquista, considerando as zonas urbana e rural, é de 46.138 cães e 13.807 gatos. A campanha busca vacinar o maior número possível da população canina estimada e alcançar, pelo menos, 80% da população felina. A meta mínima prevista é imunizar 36.910 cães e 11.046 gatos durante a campanha.

A ampla adesão dos tutores é fundamental para manter a cobertura vacinal e evitar a circulação do vírus. A vacinação dos animais protege não apenas cães e gatos, mas também contribui diretamente para a proteção da saúde da população.

A raiva é uma doença viral grave que afeta o sistema nervoso central e pode acometer todos os mamíferos, incluindo os seres humanos. A transmissão ocorre principalmente pelo contato com a saliva de animais infectados, por meio de mordeduras, arranhaduras ou lambeduras em mucosas e ferimentos.

Como não existe tratamento específico após o aparecimento dos sinais clínicos e a doença apresenta letalidade próxima de 100%, a prevenção é a principal forma de proteção. Nesse contexto, a vacinação anual de cães e gatos é uma das estratégias mais importantes para interromper a circulação do vírus.

Confira:

Período: 25 de julho a 31 de agosto

Dia D: 25 de julho (sábado)
Horário: das 8h às 14h

Locais de vacinação no Dia D:

  • Unidades de Saúde da Atenção Básica da Zona Urbana, exceto a UBS Régis Pacheco;
  • Espaço Cultural Glauber Rocha;
  • Estádio Municipal Lomanto Júnior;
  • Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa).

A Secretaria Municipal de Saúde divulgará as informações sobre a continuidade da vacinação e a programação destinada às demais localidades ao longo da campanha.