Ação contou com apoio da PM/BA para cumprir mandado de busca e apreensão em Barreiras/BA

Barreiras/BA. Nesta segunda-feira (14/9), a Polícia Federal deflagrou, com o apoio do 27º Batalhão de Polícia Militar da Bahia, a Operação Salvaguarda, com o objetivo de cumprir mandado de busca e apreensão, expedido pela Justiça Federal da Subseção Judiciária de Barreiras, no município de Luís Eduardo Magalhães/BA. A investigação apura os crimes relativos à aquisição, à posse, ao armazenamento e ao compartilhamento de material contendo violência sexual contra crianças e adolescentes.
Durante a diligência, foram apreendidos um aparelho celular e um computador portátil. Em análise preliminar, os policiais encontraram arquivos com imagem e vídeo contendo cenas de violência sexual contra crianças. Diante da constatação, o investigado foi preso em flagrante pelo crime de armazenamento de material de violência sexual contra criança ou adolescente.
A apuração teve origem em relatórios encaminhados pelo National Center for Missing & Exploited Children (NCMEC). Os relatórios apontaram para o envio e o armazenamento, entre 2019 e 2025, de 851 arquivos contendo imagens e vídeos de abuso sexual infantojuvenil em serviço de armazenamento em nuvem vinculado a um usuário residente na região Oeste da Bahia.
O homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Federal em Barreiras, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante, e encaminhado ao sistema prisional. Ele está à disposição da Justiça Federal. Os equipamentos apreendidos serão submetidos à extração e à análise.
Alerta
A Polícia Federal alerta pais e responsáveis sobre a importância de orientar e acompanhar as atividades de crianças e adolescentes nos ambientes virtual e físico, contribuindo para a prevenção de situações de abuso e exploração sexual. A conscientização e a vigilância são fundamentais para garantir a segurança e a proteção de crianças e adolescentes.
Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal na Bahia










