Opinião e Artigos Polícia

Aumento dos assaltos no Nordeste faz povo pensar em novo cangaço

Surgimento de polícia vestida de uniforme cáqui lembra tempo das volantes.
Presidente do sindicato diz que bancários chegam a ser sequestrados.

O grande aumento nos assaltos a bancos no interior do Nordeste, assim como as explosões de caixas eletrônicos, faz algumas pessoas pensarem em um novo cangaço. O surgimento de uma polícia vestida de cáqui, com uniforme inspirado nos americanos da Guerra do Golfo, faz algumas pessoas lembrarem das volantes que perseguiam Lampião pela caatinga.

Entretanto, o crime agora tem características diferentes. Enquanto, no passado, muitos o atribuíam à miséria, hoje, outras pessoas atribuem ao surgimento de um crescimento econômico e da prosperidade que a região vive. “O Nordeste tinha uma renda per capita pequena, despertava pouco interesse das grandes empresas. E, a partir de um certo tempo para cá, despertou o interesse das empresas. Com isso, despertou o interesse dos assaltantes”, aponta o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Antonio Paulo Barrocas, que destaca o baixo investimento dos governos em segurança pública.

A cidade de Vitória é a sede da Companhia Independente de Polícia Especializada (Cipe), conhecida como polícia da caatinga. É uma tropa de elite, cujo contingente de cem homens responde por 80 cidades e está treinado para o combate aos assaltos a banco que se espalharam pelo sudoeste baiano. O subcomandante da Cipe, capitão Vagner Ribeiro, destaca que os policiais passam por treinamento e cursos específicos de sobrevivência e adaptação à caatinga. “É preciso um conhecimento especial do bioma, porque, se o policial tiver necessidade, ele conhece justamente como sobreviver nesse ambiente”, diz. Os uniformes, inspirados na Guerra do Golfo, servem para camuflagem.

Os bancários sofrem muito com os assaltos e alguns chegam a ser sequestrados. “É um grande dano psicológico para os funcionários. O patrimônio do banco está sempre assegurado, mas o dano psicológico que traz para o bancário é muito grande e não é levada em conta pelas estatísticas”, afirma Barrocas. Segundo ele, os bandidos intimidam não só os moradores, mas também a polícia.

Alguns observadores acreditam que os assaltantes são do Sudeste, que foram pressionados pela repressão policial e se aproveitaram da vulnerabilidade das pequenas cidades. “A estruturação do sistema de segurança nas grandes cidades fez com que a criminalidade viesse para o interior”, avalia o especialista em inovação Luis Queiroz. Ele diz que os bandidos têm formação militar e que sabem como contornar as dificuldades do terreno.

Para o presidente da Associação de Prefeitos, Alan Lacerda, algumas ações simples poderiam reduzir o número de assaltos, como correntes para cercar as ruas com acesso a bancos. “As estatísticas mostram que os eventos diminuíram nesses municípios”, explica. Monitoramento por vídeo, organização das comunidades e formação de conselhos de segurança também contribuem para evitar o crime.

Investimentos em segurança

Os baixos investimentos do estado e a negligência dos bancos em relação à segurança, na opinião do presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, podem fazer com que a criminalidade aumente. “Se tiver investimento do setor financeiro na segurança das atividades e um olhar diferenciado do governo do estado para a segurança pública, a gente tem uma esperança de reverter esse quadro”, aponta Barrocas.

*Globo News

1 comentário

Clique aqui para deixar um comentário
  • na verdade as cidades do interior da Bahia esta abandonada pelo estado essa e a verdade somos um pais de santos que vivemos de promessas em 4 e 4 anos temos novas promessas

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados