Trânsito

Mais de trânsito, ou mais de (falta de) educação no trânsito?

Imagine a cidade há duas dezenas de anos. Sem uma avenida em que a população pudesse praticar aquela caminhada ou uma corrida, no caso dos mais sarados. Não havia um lugar em que as crianças, jovens e adultos pudessem passear com suas bykes.

Carecia de um lugar amplo e adequado para realização de espetáculos, de um centro comercial como um shopping, faculdades, escola. Como a cidade sentia falta de lugares assim…

Mais hoje tem a bela Avenia Olívia Flores. Pista dupla, com canteiro central arborizado, obras de arte com um toque de cultura que fazem menção a fatos históricos pouco conhecidos da quase totalidade dos munícipes, ligando a região central da cidade a uma das instituições mais importantes da região sudoeste (UESB), sendo contemplada com um bom local para realização de espetáculos, com um campus avançado da UFBA, escola do ensino médio de alto padrão, prédios da justiça federal e estadual, um shopping center (em construção), desde a sua construção com um viaduto sobre o anel viário.

Mas, apesar de tudo o que foi relacionado e do que ainda virá, pois se trata de uma região em crescente valorização, a Avenida Olívia Flores tem sua beleza inibida por causa da ignorância e falta de educação de alguns que a utilizam.

São poucos, mas, infelizmente a ação de uma minoria ofusca o brilho do lugar.

Estes infelizes são os que, como já mencionado, por falta de educação, distração ou por ignorância, fazem caminhada onde deveria transitar somente ciclistas; trafegam com bicicletas na calçada de pedestres ou pista de rolamento de automóveis; os que andam ou correm no locar destinado exclusivamente para veículos automotores.

Justificativa:
Mal-educado é aquele que tem consciência do erro, mas insiste em permanecer nele. Ou aquele que é advertido por um motorista porque se encontra no espaço destinado aos veículos, colocando sua vida em risco e também a de outros, e como resposta faz aquele gesto lindo e maravilhoso, colocando o seu dedo médio apontando para cima, enquanto os demais se retraem para a palma da mão (talvez por sentirem vergonha do que o seu colega “mais grande” esteja fazendo). Neste caso, o limite da falta de educação já ficou bem distante: é baixaria, mesmo.

Distraído, no sentido deste texto, é aquela pessoa que por desatenção, entusiasmo com a beleza do local, ou de quem passa pelo local, faz tudo errado. Por exemplo, o mano que filmando as mina, distrai-se e acaba realizando uma manobra radical com o skate ou a super byke, atravessando sem perceber o canteiro central. Recomenda-se, apenas um pouco mais de cuidado, pois a manobra pode acabar numa tragédia se realizada justamente na região do viaduto, pois a queda pode resultar em óbito por esmagamento.

Ignorante: esse é o verdadeiro ET, que não sabe, não entende e, talvez, não esteja muito preocupado com as regras de convivência social.

É importante deixar registrado também que outras vias e locais da cidade têm suas belezas ofuscadas por causa de problemas semelhantes: A Avenida da Integração, a Lagoa das Bateias, o poço escuro, a baixada do Jurema, o “Vale” do Rio Verruga etc. Mas, cada um destes locais demanda um tempo e texto específico e, no momento, não dá para tecer mais comentários.

É lamentável para o autor do texto optar pelo anonimato, mas é por um motivo justo: temor da reação dos mal-educados.

Resta que os leitores compreendam isto, porque depois daquele dedo cheio de ódio…
Faz-se necessário também registrar um agradecimento especial ao redator.

Em tempo: quase ia parar no baú do esquecimento. Cuidado com os cavalos, burros, bois, talvez camelos, cangurus, veados, renas, hipopótamos. Nos últimos tempos, diversos animais – domesticados ou não – têm sido vistos transitando pela avenida.

3 comentários

Clique aqui para deixar um comentário
  • Até que enfim alguém percebe o quanto a Olívia Flores é mal utilizada. Isso mostra o quanto nós brasileiros somos um bando de bárbaros, independente de cargo, escolaridade e cor.

  • O problema é que a cidade está crescendo e as ruas, as mesmas de 100 anos atrás.
    A prefeitura deveria ter se organizado há pelo menos 20 anos para novas ruas, mais largas, etc.
    Depois vem pinta umas faixas no chão e diz que fez uma ciclovia, ou um binário.

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados