Quatro estudantes da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, estão desenvolvendo um esmalte de unha capaz de revelar a presença de drogas, como Rohypnol e GHB, que costumam ser utilizadas por estupradores para adulterar bebidas de potenciais vítimas. Ao entrar em contato com essas substâncias, o esmalte alteraria a sua cor, alertando sobre a tentativa de ataque. “Para o nosso primeiro produto, estamos desenvolvendo um esmalte de unha que muda de cor quando em contato com drogas usadas em estupros, como a Rohypnol, Xanax, e GHB. Com o nosso esmalte, qualquer mulher poderá discretamente garantir a sua própria segurança ao simplesmente mergulhar o seu dedo na sua bebida. Se o esmalte mudar de cor, ela saberá que há algo errado”, afirma a empresa dos universitários batizada de Unvercober colors em sua página no Facebook. Apesar de promissor, o produto ainda não tem data para chegar ao mercado. Tecnologias que procuram garantir que bebidas estão livres de substâncias que podem ser usadas para crimes, como porta-copos, ou mesmo copos, não são novidade. No entanto, caso vingue, a iniciativa do esmalte permitiria uma ferramenta mais discreta para aqueles que não querem deixar transparecer que suspeitam que a sua bebida tenha sido adulterada. *Informações do site O Globo
-
Compartilhe
Universitários desenvolvem esmalte de unha que detecta drogas em bebidas
Pode ser do seu interesse
Vigilância Sanitária apreende cerca de 600 kg de produtos vencidos em mercado
A Coordenação de Vigilância Sanitária e Ambiental (Visa) de Vitória da Conquista apreendeu, nesta quinta-feira (13), cerca de 600 quilos de produtos impróprios para consumo, com data de validade vencida, em mercado da zona urbana.
Nesta ação, a Vigilância Sanitária recolheu tanto itens alimentícios quanto produtos de limpeza. Segundo dados da própria Visa, em 2025 já foram apreendidos cerca de 7 mil quilos de produtos vencidos, nas zonas urbana e rural.
A Coordenação da...
Festa Literária de Ipiaú debate cultura, educação e ancestralidade com autores convidados.
Bate-papos, cordéis, oficinas, apresentações musicais e lançamentos de livros marcaram o segundo dia da 1ª Festa Literária de Ipiaú (Flipiaú). Os espaços voltaram a ficar lotados, com destaque para as participações do escritor e jornalista Jean Wyllys e da líder indígena Nádia Akawã. O evento em homenagem ao centenário de Euclides Neto segue até o dia 14.
Jean Wyllys veio à Bahia...
Por volta das 04h45min desta quinta-feira (14), a 79ª Companhia Independente de Polícia Militar foi procurada pelos avós maternos de uma menor de apenas dois meses, que chegaram ao quartel em completo desespero relatando que a criança estava engasgada e com sinais de obstrução das vias aéreas.
Diante da urgência, a guarnição de serviço sob comando do Coordenador de Área o Sgt PM Ferreira, que realizou imediatamente os procedimentos de primeiros socorros, aplicando a manobra de...
Vitória da Conquista sedia Fórum de Empregabilidade com foco na inclusão e geração de oportunidades
Nesta sexta-feira (14), Vitória da Conquista recebe o Fórum de Empregabilidade, evento voltado à inclusão social e ao fortalecimento das políticas de trabalho no município. A iniciativa é da Agenda Bahia do Trabalho Decente, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, Ministério Público do Trabalho e Prefeitura Municipal, com apoio do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região.
A entrada...










