A partir dessa data, num prazo de 30 dias, a empresa que vai operar o sistema estará realizando os ajustes necessários e orientando a população
A Zona Azul, o sistema responsável por operar e administrar o sistema de estacionamento rotativo pago para veículos em ruas públicas da área central de Vitória da Conquista, começa a operar a partir desta segunda-feira, 16. A partir dessa data, num prazo de 30 dias, a empresa que vai operar o sistema estará realizando os ajustes necessários e orientando a população.
Somente após estes 30 dias, para uso dos pontos de estacionamento urbano, o usuário pagará uma taxa de R$ 2,70 – equivalente por 2 horas. No caso de períodos menores, a partir de 20 minutos, o usuário poderá pagar de forma proporcional. Em vagas destinadas a motocicletas, a tarifa será de 30% do valor cobrado pelos motoristas. Ou seja, R$ 0,81 – também por 2 horas.
Idosos e condutores de veículos de carga têm suas vagas demarcadas e também deverão efetuar o pagamento e obedecer à rotatividade.
Estarão isentos da taxa os deficientes físicos. Há áreas demarcadas especificamente para esse grupo.
A Zona Azul funcionará das 8h às 18h, nos dias úteis e das 8h às 13h, nos sábados.

Dinâmica – O sistema contará com parquímetros. Esses equipamentos permitem medir o tempo de estacionamento dos veículos dentro do espaço demarcado como área de Zona Azul para que os cidadãos possam ter acesso a elas de forma democrática. Isso permitirá que as vagas sejam utilizadas por mais pessoas dentro da faixa de horário de utilização do sistema.
O funcionamento será o seguinte: o cidadão adquire os créditos, por meio de cartão eletrônico (fornecido gratuitamente pelo sistema) ou depositando moedas na máquina. A máquina emitirá um comprovante com o valor do pagamento e o tempo de duração. A pessoa deverá deixar esse comprovante fixado no painel do carro ou da moto, de forma visível, para facilitar a fiscalização.
Se o cidadão descumprir as regras, como ultrapassar o tempo máximo de estacionamento, será autuado pelos agentes municipais de trânsito e o veículo poderá ser removido, em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro.
Cada parquímetro administra 16 vagas. A distância máxima entre eles é de aproximadamente 80 metros.
Os créditos poderão ser adquiridos com monitores do sistema ou em pontos de vendas, distantes entre si, aproximadamente 100 metros. *Secom
Quero ver os donos de comércio guardarem vagas agora. VAI PAGAR ou ser multado, e na melhor das hipóteses, ter o carro guinchado! Quero ver não achar vaga no centro quando o sistema estiver funcionando 100%!
Parabéns já estava precisando de uma organização melhor, o prefeito Dr. Guilherme sempre cumpre o que fala, estive verificando e ficou dez!!!
A camara de Vereadores, deveria fiscalizar pois acredito que com esse sistema estará retirando muitas vagas de trabalho de muitas familias que antes existia e vivia da zona azul
Achei legal porém tenho uma duvida… moro longe vou pro trabalho de carro deixo estacionado perto do ceasa do centro.. eu chego as seis da manha e volto somente as seis da noite.
E ai o que vai acontecer vou ter meu carro guinchado ou vai haver uma cobrança por todo esse horario??
ACHEI PÉSSIMO, NO MEU CASO QUE TRABALHO NO COMERCIO, COMO VOU TER QUE SAIR DO TRABALHO DE 2 EM 2 HORAS PRA ATUALIZAR A VAGA? SEM DIZER QUE A PREFEITURA NÃO FAZ NADA PARA BENEFICIAR A POPULAÇÃO, SÓ QUE SABER DE DINHEIRO, OS IMPOSTOS JÁ ESTÃO ALTÍSSIMO E AINDA TER QUE PAGAR POR VAGAS. AS PESSOAS QUE ESTÃO ACEITANDO ISSO CERTAMENTE ESTÃO COM O BURRO NA SOMBRA!
O Prefeito cumpri mesmo o q fala,qndo existem interesses, quero ver honrar a palavra dele com terminal de ônibus coletivo.