Há excesso no consumo de bebidas com pouco açúcar e baixas calorias. É o que apontou uma pesquisa do Instituto de Defesa do Consumidor, que analisou 53 produtos com adoçantes, como refrigerantes, chás, refrescos em pó e bebidas à base de soja. A proposta era identificar se eles informam corretamente os edulcorantes presentes na fórmula e se a quantidade por porção está dentro do limite máximo estabelecido pela Anvisa. A quantidade desses adoçantes estava de acordo, constatou o Idec. Mas a entidade alerta que isso não significa que elas podem ser ingeridas à vontade. Um exemplo: as vezes poucos copos são suficientes para alcançar o valor máximo seguro de edulcorantes recomendado por organismos internacionais. O que pode fazer um baita mal para a saúde. Entre os riscos estão surgimento de câncer prejuízos ao feto durante a gravidez e aumento de peso. A nutricionista do Idec, Ana Paula Bortoletto, diz que há ainda chances de desenvolver doenças crônicas. Isso porque as bebidas ligth, diet e zero podem aumentar a intolerância à glicose e alterar os microrganismos do intestino, o que influencia na absorção de nutrientes.
-
Compartilhe
Idec constata alto consumo de bebidas com adoçantes e alerta para os riscos
Pode ser do seu interesse
Representante do Ministério da Saúde visita Carreta de Saúde da Mulher em Vitória da Conquista (BA)
Neste sábado (12), às 8h, o secretário-adjunto da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Ilano Barreto, visita as instalações da Carreta de Saúde da Mulher em Vitória da Conquista (BA), que dará início aos atendimentos de prevenção em saúde ao câncer de mama e de colo de útero.
A unidade móvel do Ministério da Saúde do Sudoeste baiano, posicionada na Policlínica Regional de Saúde, atenderá as pacientes de Anagé, Barra do Choça, Belo Campo...
Acesso à UNACON em Vitória da Conquista gera reclamações por falta de pavimentação
O acesso à UNACON, em Vitória da Conquista, tem chamado a atenção de pacientes, acompanhantes e moradores devido às condições de um trecho sem pavimentação nas proximidades da unidade de saúde.
O local registra diariamente um intenso movimento de pessoas e veículos, incluindo pacientes que precisam se deslocar para consultas, exames e tratamentos. Apesar disso, um pequeno trecho da via permanece sem asfalto, situação que provoca poeira em períodos secos e lama quando chove.
A...
A vacina MenQuadfi tem uso ampliado para crianças a partir de seis semanas; medicamento Voraxaze é indicado para casos de toxicidade por metotrexato.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, aprovou nesta terça-feira, 8 de setembro, duas medidas na área de medicamentos. Uma delas amplia a indicação da vacina MenQuadfi para crianças a partir de 6 semanas de idade. O imunizante previne a doença meningocócica invasiva causada pelos sorogrupos A, C, W e Y.
A...
Três novos medicamentos vão ser incorporados à rede pública para ampliar as opções de tratamento. A distribuição começa de forma gradual a partir de outubro.
O Sistema Único de Saúde (SUS) vai oferecer três novos medicamentos para o tratamento do câncer de pulmão. Brigatinibe, gefitinibe e durvalumabe vão ser distribuídos de forma gradual a partir de outubro, conforme a aquisição e a logística de cada tecnologia.
Brigatinibe e gefitinibe são terapias-alvo de uso...










