Nessa segunda-feira, 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou as atividades da semana dedicada à essa data. A programação se estenderá até sexta-feira, 22, com atividades em praça, escolas, Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Com a programação organizada com a colaboração de seus usuários, os Caps se transformaram na tarde dessa segunda. No Centro de Atenção Psicossocial voltado para adultos (Caps II), foi realizada uma tarde de atividades lúdicas e apresentações artísticas. Já no Caps Álcool e Drogas tipo III (Caps AD III), foi apresentado e discutido o filme “Bicho de Sete Cabeças”, que aborda a temática das drogas, e aberto espaço para apresentações musicais. No Caps IA, dedicado ao público formado por crianças e adolescentes, aconteceram dois momentos. O primeiro, voltado para os cuidadores , em parceria com o grupo de Treinamento de Pais, debateu um vídeo em que foi abordada a questão da saúde mental e as antigas e novas formas de tratamento oferecidas para essa parcela da população. O segundo, reuniu crianças e adolescentes em uma gincana que teve como tema a Luta Antimanicomial. “É importante lembrar que durante um mês esse tema – Luta Antimanicomial – foi abordado nas oficinas e grupos terapêuticos tanto com usuários quanto com familiares a fim de sensibilizar a todos para a importância da militância e participação social no processo da Reforma Psiquiátrica”, informou a coordenadora de Saúde Mental, Monique Brito. *Secom
-
Compartilhe
Atividades nos Caps marcam Dia da Luta Antimanicomial em Vitória da Conquista
Pode ser do seu interesse
Vigilância Sanitária apreende cerca de 600 kg de produtos vencidos em mercado
A Coordenação de Vigilância Sanitária e Ambiental (Visa) de Vitória da Conquista apreendeu, nesta quinta-feira (13), cerca de 600 quilos de produtos impróprios para consumo, com data de validade vencida, em mercado da zona urbana.
Nesta ação, a Vigilância Sanitária recolheu tanto itens alimentícios quanto produtos de limpeza. Segundo dados da própria Visa, em 2025 já foram apreendidos cerca de 7 mil quilos de produtos vencidos, nas zonas urbana e rural.
A Coordenação da...
Festa Literária de Ipiaú debate cultura, educação e ancestralidade com autores convidados.
Bate-papos, cordéis, oficinas, apresentações musicais e lançamentos de livros marcaram o segundo dia da 1ª Festa Literária de Ipiaú (Flipiaú). Os espaços voltaram a ficar lotados, com destaque para as participações do escritor e jornalista Jean Wyllys e da líder indígena Nádia Akawã. O evento em homenagem ao centenário de Euclides Neto segue até o dia 14.
Jean Wyllys veio à Bahia...
Por volta das 04h45min desta quinta-feira (14), a 79ª Companhia Independente de Polícia Militar foi procurada pelos avós maternos de uma menor de apenas dois meses, que chegaram ao quartel em completo desespero relatando que a criança estava engasgada e com sinais de obstrução das vias aéreas.
Diante da urgência, a guarnição de serviço sob comando do Coordenador de Área o Sgt PM Ferreira, que realizou imediatamente os procedimentos de primeiros socorros, aplicando a manobra de...
Vitória da Conquista sedia Fórum de Empregabilidade com foco na inclusão e geração de oportunidades
Nesta sexta-feira (14), Vitória da Conquista recebe o Fórum de Empregabilidade, evento voltado à inclusão social e ao fortalecimento das políticas de trabalho no município. A iniciativa é da Agenda Bahia do Trabalho Decente, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, Ministério Público do Trabalho e Prefeitura Municipal, com apoio do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região.
A entrada...










