Como parte da interiorização das ações de fiscalização, a Caravana do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran), em parceria com a Polícia Militar, realizou a operação Lei Seca no município de Brumado, no centro sul do estado, na noite de quarta-feira (8). A blitz de alcoolemia abordou 130 condutores, que passaram pelo teste do bafômetro, mas nenhum motorista foi flagrado dirigindo alcoolizado.
Onze veículos foram apreendidos por infrações dos motoristas, como dirigir com o licenciamento atrasado ou sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O funcionário público Wilson Carlos de Jesus, liberado na blitz, elogiou a iniciativa. “Acredito que a alcoolemia seja um dos fatores que mais matam no trânsito. Essa ação deve se estender a
todos os municípios, e Brumado só ganhou com a presença do Detran”. O coordenador da Caravana, major Luide Souza, disse que a operação Lei Seca vai continuar no interior. “A orientação da direção do Detran é levar a blitz de alcoolemia ao maior número possível de municípios, com o objetivo de aumentar a segurança no trânsito em todas as regiões do estado. O resultado das abordagens, aqui em Brumado, mostra que o cidadão está mais consciente dos riscos de beber dirigindo e das graves consequências desse ato”.
Para o comandante da 34ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), major Jocevã Oliveira, o trabalho do Detran junto com a PM está sendo muito significativo, “pois consegue educar os condutores. Isso reflete na diminuição do número de infrações e de acidentes”.*Secom/BA.