Na tarde desta terça-feira, 15, foi realizada uma reunião entre os líderes do movimento estudantil que protestam contra o atual preço da tarifa, alguns vereadores e prepostos do executivo municipal. Foram mais de 3 horas de discussões em que os manifestantes apresentaram uma lista de reivindicações e as dificuldades encontradas pelos usuários do transporte coletivo. Do outro lado, os representantes do executivo respondiam aos questionamentos e tentavam convencer sobre as questões técnicas que levaram o governo a decretar o valor da passagem de R$ 2,80.
Apesar da aparente flexibilidade do Governo Municipal em discutir a adequação da integração da tarifa única, discussão da meia passagem nos finais de semana, ampliação da oferta de coletivos nos horários de pico e possível modificação e reforma do terminal o líder do movimento, Thiago, integrante da União da Juventude Socialista do PCdoB, demonstrou inflexibilidade ao declarar que o movimento só irá recuar se o Governo revogar o valor da tarifa.
Durante a entrevista a imprensa o líder comunista atacou a pessoa do prefeito Guilherme Meneses e disse que a decisão do executivo “é assalto a mão armada”. Thiago deixou claro que o grupo de manifestantes tem conhecimento superficial da planilha de custos do transporte coletivo.
Luana Caetano, Procuradora Geral do Município, avaliou positivamente a reunião. Ela ressaltou que a pauta dos estudantes, apesar de longa, foi bastante discutida e apenas a questão do reajuste não pode ser atendida.
Sobre a situação da Viação Vitória, Luana informou que a empresa deixou de cumprir alguns itens determinados no contrato e todas as providências necessárias estão sendo tomadas. Inclusive, um Processo Administrativo foi aberto e a Vitória já apresentou sua defesa. A comissão se reunirá para avaliar a defesa e tomará as medidas necessárias e legais.
Luiz Alberto Sellman, Secretário de Mobilidade Urbana, avaliou a reunião positivamente e disse que houve avanço. Sellman frisou que dessa reunião saíram várias sugestões e propostas que devem ser implementadas no sistema.
A reunião foi mediada pelo Coordenador de Juventude, Rudival Maturano. O secretário municipal de Governo, Edvaldo Alves, e os vereadores Arlindo Rebouças, Sidney Oliveira e Florisvaldo Bittencourt participaram da reunião. Coriolano Morais (Cori) enviou uma assessora para acompanhar as discussões.
deveria colocar pase livre para os estudantes apoiss so aki nao tem todas as demais cidades tem