Acordada entre Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Supremo Tribunal Federal (STF), Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e Governo do Estado, a obrigatoriedade da audiência de custódia garante dignidade ao preso e pode coibir a violência policial após a prisão. A avaliação é do promotor Pedro Maia, que participou da primeira audiência de custódia após a assinatura do acordo, na sexta-feira (28), no TJ-BA, com a presença do presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski. “Isso vai constranger qualquer policial que praticar qualquer ato de violência contra o preso, porque esse preso não só vai poder falar como vai ser apresentado imediatamente ao juiz. Qualquer marca de lesão vai ficar estampada no corpo do custodiado e vai diminuir, com certeza, esses crimes praticados”, afirmou Maia. As audiências de custódia são um direito reconhecido no Pacto São José da Costa Rica, do qual o Brasil é signatário, conforme explica o defensor público Maurício Saporito, que também participou da audiência. “É um direito seu reconhecido no Pacto São José da Costa Rica ser visto pessoalmente e imediatamente por um juiz de direito. Imediatamente fica um pouco difícil, então esse prazo a gente convencionou para 24 horas. Claro que a gente não vai entrar no mérito do que ele fez ou está sendo acusado de ter feito, mas vai decidir sobre a manutenção da custódia dessa pessoa. Além das questões jurídicas, tem questões humanitárias, de importância indiscutível”, acrescentou. As audiências de custódia devem contar com o MP e a defesa do custodiado – seja advogado ou defensor público. A audiência não avalia se o custodiado será condenado ou absolvido, mas coleta informações pessoais e processuais para concluir se o preso tem condição de responder o processo em liberdade ou se precisa permanecer sob custódia. Foi o que aconteceu durante a audiência desta sexta, em relação ao caso de Jair Pereira dos Santos, preso na última quarta-feira (26) por porte de armas. MP e Defensoria concordaram em conceder a liberdade provisória ao conduzido, desde que frequentasse mensalmente o cartório para que o estado o acompanhe. No Brasil, 16 estados já implementaram a audiência de custódia e até outubro outros sete estados devem adotar a medida. *Bahia Notícias
-
Compartilhe
Obrigatoriedade da audiência de custódia pode coibir violência policial após prisão, diz MP
Pode ser do seu interesse
Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra acusado de tráfico de drogas em Vitória da Conquista
O homem já tinha passagens pela polícia e registros de crimes em Jequié; ele teria se mudado para continuar na atividade ilícita
Um homem de 40 anos foi preso nesta segunda-feira (10), em Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano, acusado de tráfico de drogas. Contra ele havia um mandado de prisão preventiva expedido pelo Poder Judiciário e cumprido por equipes do Grupo de Apoio Tático e Técnico à Investigação (GATTI/Sudoeste).
O suspeito já possuía passagens pela polícia, com...
Polícia Civil apreende suplementos avaliados em quase R$ 1 milhão durante Operação Cyberconnect em Vitória da Conquista
A ação realizou mandados de busca e apreensão em lojas e academias utilizadas no esquema de estelionato
Foram apreendidos, nesta terça-feira (11), suplementos alimentares avaliados em aproximadamente R$ 1 milhão, durante a Operação Cyberconnect, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia. A ação resultou do cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão em diferentes pontos comerciais e academias de Vitória da Conquista.
De acordo com as investigações, um homem de 34 anos...
Abordagem a Ônibus na BR-116 Resulta na Apreensão de Mais de 34 Kg de Drogas pela PRF em Feira de Santana (BA)
A ação, realizada durante a Operação “Cão de Faro”, resultou na prisão de um passageiro de ônibus interestadual que transportava cocaína e maconha em malas. Os cães farejadores da PRF foram essenciais para a localização do entorpecente.
No final da noite de ontem, segunda-feira (10), por volta das 23h, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma significativa apreensão de drogas durante fiscalização no Km 429 da BR-116, em Feira de Santana. A ação...
PF deflagra operação contra abuso sexual infantojuvenil no interior da Bahia
Durante o cumprimento do mandado de busca, um suspeito foi preso em flagrante
Salvador/BA. A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (11/11), a Operação M3dlin para dar cumprimento a mandado judicial de busca domiciliar e apreensão de dispositivos cibernéticos relacionados ao crime de abuso sexual infantojuvenil.
Durante a investigação policial, o suspeito foi identificado como responsável pelo compartilhamento de materiais ilícitos pela internet. O mandado de busca...











eu acho que a policia devia meter o pau, antes e depois da custódia… quem quer dignidade tem que viver uma vida de dignidade…. quer o crime? então que receba uma surra bem dada….
Quero saber é se o policial vai receber hora extra pra esperar essa merda de audiência? pq para o preso tem os beneficios do mundo todo. Mais para o trabalhador só fumo….
Concordo. Mas a vítima dos marginais também serão ouvidas imediatamente pelo juiz, para verificar as violênciai física e pisicológica que os infratores causaram? Brasil, país das inversão de valores!