Em entrevista ao programa Falando Francamente, da Rádio Nacional da Amazônia, a médica dermatologista Ana Regina Trávolo falou sobre a Psoríase, doença crônica, genética, que pode acontecer em todo o corpo, atingindo especialmente a pele.
A dermatologista explicou que os pacientes com Psoríase desenvolvem lesões avermelhadas, escamativas e que formam, às vezes, cascas. Porém, não é contagiosa. Ela pode acontecer em homens e mulheres, igualmente, em qualquer idade, geralmente com idades entre 30 e 40 anos.
Para aquelas pacientes que possuem histórico familiar, há uma predisposição para a doença e é preciso ficar atento, consultando rotineiramente um especialista, para a prevenção. No entanto, Ana Regina ressalta que isso não quer dizer que a pessoa que tem casos dentro da família vá desenvolver a doença.
Confira a íntegra da entrevista no player abaixo e saiba mais sobre o assunto:
A médica dermatologista explicou, ainda, que a Psoríase não tem cura, mas há tratamento que permite o controle das lesões. Com o diagnóstico precoce, o tratamento fica muito mais fácil e eficiente, inclusive com pomadas. Mas, se estiver em um estágio mais avançado, é necessário ingerir medicamentos indicados pelo médico.
A doença também pode se desencadeada por fatores agravantes, como estresse emocional, trauma na área ou o consumo exagerado de álcool. De acordo com Ana Regina, é preciso manter o controle da Psoríase com acompanhamento e o tratamento nunca deve ser interrompido.
A especialista falou, ainda, sobre o preconceito que ronda as pessoas que têm psoríase. A doença é confundida com outras e causa até mesmo o bullying, especialmente entre as crianças. Por isso, as escolas devem ficar atentas e manter contato com os pais para saber explicar para as outras crianças que a Psoríase não é uma doença contagiosa. Porém, para se ter a certeza, é preciso ter o diagnóstico correto, consultando um especialista.