Animação total! Bolas, faixas e muita alegria. Esses foram os componentes da 1ª Caminhada em comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, associações e instituições relacionadas, com o apoio da Prefeitura Municipal. A caminhada envolveu pais e pessoas com deficiência em um dia de conscientização da população sobre a inclusão dessa população que é ativa e tem direitos que precisam ser garantidos por todos os setores da sociedade. Os participantes seguiram até a Praça 9 de Novembro onde foram oferecidos serviços de aferição de pressão arterial e teste rápido de sífilis.
Sessão Especial – Como parte da programação, o Conselho promoveu também uma Sessão Especial na última terça-feira, 1º, na Câmara de Vereadores onde foram debatidas alternativas de inclusão das pessoas com diferentes formas de deficiência – física, auditiva, visual, mental ou múltipla.
A presidente do Conselho, Janaína Valéria Alves, destacou as ações que já existem no município voltadas para a inclusão dessa parcela da população, como as Salas Multifuncionais para Educação Complementar e a obrigatoriedade de acompanhante para crianças com algum tipo de necessidade especial, uma iniciativa municipal anterior a Lei Federal de 2008, garantindo um sistema educacional inclusivo. “Esse é o momento de comemorar e lutar para avançar por meio do compromisso social. A garantia de direito vem com a luta daqueles que precisam”, afirmou.
Representando o prefeito Guilherme Menezes, a secretária de Desenvolvimento Social, Kátia Freitas, afirmou que é preciso continuar com ações que transformam a vida da pessoa com deficiência e citou a educação inclusiva, o trabalho desenvolvido pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), além do encaminhamento de pessoas ao INSS para garantir os Benefício de Prestação Continuada (BPC). “Que os obstáculos sirvam para continuar lutando e avançando, e que estejamos imbuídos em garantir esses direitos para essa população”, disse.
Glícia Miranda Silveira, coordenadora do Centro Municipal Especializado em Reabilitação Física e Auditiva (Cemerf) falou sobre os avanços obtidos desde 1999, quando o serviço foi implantado pelo Governo Municipal, atendendo mais de 10 mil pacientes com uma equipe multiprofissional que presta assistência intensiva em reabilitação para crianças e adultos com deficiência. Ela ressaltou o fato do município ser pioneiro em conceder cadeiras de rodas com bancada adaptadas para o uso nas escolas.
Com uma fala emocionada, o recém-eleito presidente da Acide, Joselito dos Santos Souza, sensibilizou a plenária propondo um desafio individual para diversos representantes de associações presentes. A dinâmica mostrou que de forma isolada é difícil ver o resultado do esforço e salientou que a força conjunta traz a mudança necessária. “Cada um precisa assumir a causa para vencer o mar da exclusão colocado ao longo dos séculos. Não queremos ser vítimas. Comemoremos as vitórias e nos preparemos para os novos e antigos desafios”, concluiu. *Secom