O “Sonho de Buteco” dos conquistenses está se tornando realidade.
Está publicado no Diário Oficial da União dessa quarta-feira, 13 de janeiro de 2016: nada menos que R$ 45 milhões foram liberados para a segunda fase das obras do novo aeroporto de Vitória da Conquista, que incluem a construção do terminal de passageiros. Desse valor, R$ 25 milhões já estão empenhados. Para conferir a publicação, basta clicar aqui.
O convênio foi celebrado entre a União, por meio da Secretaria de Aviação Civil, e o Governo Estadual, através da Secretaria de Infraestrutura. Além do terminal de passageiros, os recursos serão utilizados para garantir a instalação dos equipamentos de auxílio à navegação, o complemento da cerca operacional, os reservatórios de água, a iluminação das vias de contorno, mobiliários e equipamentos da sessão de combate a incêndios, iluminação do pátio de aeronaves e implantação de redes de telecomunicações.
O edital de licitação, a fim de contratar a empresa responsável pela continuidade das obras, será lançado em fevereiro, na modalidade de Regime Diferenciado de Contratações (RDC).
Segundo o diretor de Terminais e Aeroportos da Superintendência de Infraestrutura de Transportes da Bahia (SIT), Denisson Oliveira, o anúncio do novo convênio acontece no exato momento em que o convênio anterior, responsável pela primeira fase das obras (que inclui a pista de pousos e decolagens e a sessão de combate a incêndios, entre outros equipamentos), encontra-se em fase de finalização, dentro do prazo que foi estabelecido pelo cronograma inicial.
“O novo convênio vai garantir a conclusão das obras de forma adequada, no menor prazo possível. Os recursos estão garantidos e o mais importante é que não haverá nenhuma paralisação. A obra terá continuidade”, informa Denisson.
Observação semelhante a do prefeito Guilherme Menezes, que lembrou a busca do Governo Municipal, com o apoio do Estado, para a execução da obra. “É com satisfação que recebemos a notícia da liberação desses recursos. Isso demonstra a determinação do Governo Federal e o compromisso que ele tem com Vitória da Conquista, ao garantir a última etapa da obra”, disse.
Fonte: Secom