Este sábado, 16, foi o dia de milhares de pessoas demonstrarem todo amor aos bichinhos de estimação, companheiros que fazem a alegria dos lares. As unidades de saúde das zonas urbana e rural estiveram lotadas para o Dia “D” da campanha de vacinação contra a raiva para cães e gatos maiores de 3 meses.
A meta da Prefeitura de Vitória da Conquista é vacinar 80% dos cães e gatos do município, que atualmente correspondem a 62.256 animais, sendo 51.030 cães e 11.226 gatos.
“Nosso objetivo com este dia D é facilitar ainda mais o acesso da população a vacina, já que durante todo o ano a Prefeitura mantém a vacina na Unidade de Saúde Ademário Silva, que fica localizada na Avenida Frei Benjamim”, explicou o médico veterinário, Luiz Cláudio Moura.
Todo ano, Neuza Souza leva seus três cachorros (Rabito, Jack e Empreguete) para serem vacinados, na Unidade de Saúde de Simão. “Esta vacina é muito importante porque se, por acaso, eles morderem alguém não terá risco para a pessoa com relação a doença e para própria saúde deles”, explicou Neuza.
Sobre a doença – A raiva é uma encefalite viral grave transmitida por mamíferos. Como não existe tratamento específico para a doença, em 100% dos casos ocorre óbito. O vírus da raiva pode estar presente no meio urbano e rural.