Cotidiano Destaque

Embasa inicia racionamento de água na próxima segunda-feira, 23

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) anunciou, na manhã desta segunda-feira, 16, que vai iniciar o racionamento na oferta de água em Vitória da Conquista. A partir do dia 23 de maio, a cidade será dividida em dois setores, A e B. Durante três dias, apenas um dos setores será abastecido, em sistema de revezamento.

A medida foi divulgada em uma coletiva de imprensa com membros da instituição: Álvaro Aguiar, gerente da Embasa; Ana Lyz Pessoa, assessora jurídica; Kely Galvão, engenheira; e Maísa Neves, assistente social. Na ocasião, eles esclareceram as circunstância que levaram a essa decisão, tiraram dúvidas e pediram o apoio da imprensa conquistense na conscientização da população quanto à importância da economia.

Segundo Álvaro Aguiar, a situação do abastecimento se agravou com a queda na vazão do Rio do Catolé, que vinha provendo o município desde 2014. O rio, que já chegou a representar 45% da nossa vazão, teve sua capacidade reduzida para 20%. “Vamos tentar estabilizar o lago para garantir o abastecimento até o fim do ano. O acesso a água será reduzido, mas de forma que a população tenha água o tempo todo”, afirmou o gerente.

O calendário de racionamento da zona urbana e rural, que se estenderá inicialmente de 23 de maio a 31 de agosto, já está disponível. Confira aqui: Setor A e Setor B.

Conquista sem desperdício – Vale lembrar que, no último ranking divulgado pelo Instituto Trata Brasil, em março deste ano, Vitória da Conquista ocupou uma posição de destaque em relação ao não desperdício de água. Em termos de perda de água – leia-se desperdício por conta de vazamentos, ligações clandestinas ou erros de medição de hidrômetros –, Vitória da Conquista está entre as cidades mais eficientes e recebeu do Trata Brasil o índice de 0,31. Por isso, é a 9ª colocada – ou seja, está entre as dez cidades que menos desperdiçam.

Com relação a perdas financeiras com água, ou seja, prejuízos causados justamente pelos altos índices de perdas, o município foi avaliado com o índice de 4,34. Com isso, Vitória da Conquista é a 2ª melhor cidade do país nesse item, atrás apenas de Pelotas-RS. O ranking revelou ainda que Conquista ocupa a 21ª posição em saneamento básico, sendo a primeira no Norte e Nordeste do país.

1 comentário

Clique aqui para deixar um comentário
  • Porque a ebasa ea prefeitura nao fazem mais barragem e m vez disso gastando em aeroporto o lixo que o lamantao e acidade crescendo e sem agua para bens parA eles…

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados