Saúde

Saúde alerta sobre sintomas da turbeculose

A doença tem cura e o tratamento é gratuito

A tuberculose pulmonar é uma infecção respiratória e, como em toda doença dessa natureza, o pulmão se defende por meio da tosse – o seu principal sintoma. Os pacientes também podem apresentar dor no peito, falta de ar, febre (sempre no mesmo horário), excesso de transpiração à noite e falta de apetite acompanhada por perda de peso.

Além disso, a doença também causa ao indivíduo um grande prejuízo funcional. Ou seja, ele não consegue desenvolver da mesma forma as suas atividades habituais.

É comum que as pessoas infectadas confundam os sintomas da tuberculose com a de outras doenças respiratórias, como a gripe, pneumonia ou bronquite, por exemplo. “A grande diferença é que nenhuma outra doença vai fazer com que você tenha tosse por tanto tempo e uma perda de função tão intensa quanto a tuberculose”, explica a médica pneumologista do Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária, Vanessa Khouri.

Nesse sentido, a pneumologista alerta: “Essa tosse que o indivíduo tem há três semanas pode não ser uma tosse por bronquite ou porque você mexeu com um produto de limpeza diferente. Essa tosse pode ser tuberculose”. Por isso, a tosse nunca deve ser considerada de forma individual e tratada por automedicação – é preciso entender a sua causa para fazer o tratamento adequado.

Tratamento – Se você apresenta os sintomas descritos, procure o Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária. O tratamento da tuberculose é gratuito, feito por via oral e dura em torno de seis meses.

O Centro fica localizado na Praça João Gonçalves, s/n (ao lado do Caav). O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, até às 12 horas. Não é necessário agendamento.

Prevenção – As medidas de prevenção da tuberculose são as mesmas de outras doenças respiratórias. Evite aglomerações, ambientes fechados e faça a higienização das mãos regularmente – com água e sabão ou álcool em gel.

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados