A mudança no tráfego e sinal da Av. João Pessoa com a Av. Presidente Vargas foi uma das bandeiras levantadas pelo prefeito de Conquista, Herzem Gusmão Pereira. E as alterações do que ele chamava de “nó participativo” foram realizadas há seis meses. Mesmo com críticas contundentes, o Governo defendeu as mudanças com afinco. Muitos motoristas que costumam trafegar pelo local alertaram que as alterações não teriam êxito. E não deu outra.
Pelo segundo dia consecutivo, a Secretaria de Mobilidade, tendo como dono da pasta Esmeraldino Correia, decidiu desativar a sinaleira nos horários de pico: manhã, meio dia e início da noite.
Do “nó participativo” ao nó cego: Pereira deixa sua marca no trânsito de Conquista
Nossa reportagem esteve no local e constatou o fato. A equipe de trânsito conetou um aparelho controlador e colocou os semáforos em amarelo piscante, pois a sinaleira mais atrapalha do que ajuda nos horários de grande movimento.
Quando os semáforos estão desativados, cabe aos agentes de trânsito controlar o tráfego.
Fontes informaram a reportagem do Blitz que não há defeito na sinaleira e que o procedimento é proposital, pois as alterações foram impróprias.
Aparentemente, sem nenhum estudo técnico, a gestão de Pereira realizou procedimentos na Av. João Pessoa com dispêndio de recursos públicos de forma equivocada.