Você já ouviu falar sobre as fibras e o quanto elas podem ajudá-lo a manter uma vida saudável, prevenindo-o de vários tipos de doença?
Pois bem, as fibras auxiliam a combater, por exemplo, seu colesterol LDL (colesterol ruim), mantendo em níveis ideais todo seu sistema cardiovascular.
Ajudam também no controle da diabete por diminuir a velocidade de esvaziamento gástrico e absorção de gordura dentro de seu organismo.
Elas são bastante importantes para influir na função gastrointestinal e intervir no metabolismo do Homem, diminuindo riscos relativos às doenças degenerativas
Parece um paradoxo, mas as fibras não nutrem o organismo humano, contudo, são essenciais para ajudar em dietas, porque melhoram a digestão dos alimentos acelerando o metabolismo. E o mais importante para quem faz regime é que elas auxiliam também na redução de peso.
Fibras solúveis e fibras insolúveis.
Podemos encontrar as fibras solúveis em diversas frutas, legumes, aveias, leguminosas, mucilagens, etc.
Tais fibras colaboram, de maneira significativa, para a aceleração do metabolismo energético, como também possibilitam a diminuição dos índices de colesterol e ainda participam do controle de aumento de glicose na corrente sanguínea dentre outros resultados
Referindo-nos às fibras insolúveis, podemos encontrá-las em farelo de cereais, pães integrais, couve, cenoura, verduras em geral.
Um dos encargos importantes desses filamentos é a de ajudar na prevenção contra o câncer de cólon.
Além de agirem de forma expressiva na prevenção de problemas relacionados à constipação intestinal.
Na verdade, sabemos que precisamos de bom senso e equilíbrio para agir em toda e qualquer esfera da vida, portanto apesar estarmos conscientes da ação benéfica dessas fibras em nosso organismo, o excesso é desaconselhável por interferir na assimilação de minerais, também importantes para o nosso bem estar.
Fontes:
www.blogodorium.com.br
www.nutriceutica.com.br
www.belezaesaude.com.br