Nesta quarta-feira 21 de fevereiro o INEMA realizou operação de combate à pesca no período de defeso na Barragem do Rio Gavião, em Anagé.
A ação de fiscalização contou também com o apoio de policiais da 79ª Companhia Independente de Polícia Militar – CIPM e de embarcações e condutor da Associação Baiana de Pesca Esportiva – ABAPE.
Durante a operação foram apreendidos 30 quilos de peixe, 3 varas, 3 arpões, 2 máscaras de mergulho e 1 embarcação utilizados na prática da infração de pesca sem registro e/ou em período de defeso.
Quatro pescadores foram autuados e irão responder processo administrativo, além de pagar multa pela infração ambiental. Um arpoeiro tentou fugir, mas acabou sendo pego pelo cerco da equipe de fiscalização e responderá também criminalmente pelo crime de desobediência.
Foram apreendidos 30 kg de peixe, que serão doados a instituição de caridade devidamente registrada. 15 peixes ainda vivos foram soltos novamente na natureza.
A pesca é proibida no período da piracema, que é quando os peixes se reproduzem. Na Bahia esse período iniciou-se no dia 1º de dezembro de 2017 e irá até 28 de fevereiro de 2018.
*Fonte: Inema