Política

Samu 192 a beira do caos: serviço está funcionando com duas ambulâncias e sem rádio comunicador

MPF quer saber a situação do SAMU 192.

Desde quinta-feira (03) o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) de Vitória da Conquista tem atendido com apenas duas ambulâncias. Pelo menos cinco veículos deveriam estar disponíveis para atender a população Conquistense. Segundo servidores que atuam no Samu, a cada dia a condição se agrava com o sucateamento do serviço. Além de problemas nas acomodações, os rádios comunicadores estão inoperantes, dificultando o trabalho principalmente em locais onde não há cobertura de telefonia celular.

Denúncias ao MPF

Há cinco meses, a vereadora Viviane Sampaio e o deputado federal Jorge Solla denunciaram ao MPF as condições precárias dos serviços municipais de saúde de Vitória da Conquista. Um dos problemas seria o sucateamento do Samu.

Na sessão da Câmara dessa sexta-feira (04), em seu pronunciamento a vereadora, Presidente da Comissão de Saúde, informou que o Ministério Público Federal solicitou que fossem realizadas diligências para apurar se houve melhoras na prestação do serviço.

O BConquista entrou em contato com Viviane para saber sobre a solicitação do MPF. A edil informou que a comissão atenderá a solicitação e em breve visitará as instalações do Samu. Porém, ela adiantou que tem informações de que o serviço continua precário e confirmou as informações obtidas pelo BConquista sobre a falta de ambulâncias. Apenas uma de suporte básico e outra avançada estão em atividade.

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados