Cotidiano

Não recebi o boleto, devo pagar juros? Saiba

Manter as contas em dia é fundamental para ter o nome limpo na praça, aumentar o seu limite de crédito nas instituições bancárias e manter em bom funcionamento os serviços contratados.

Na correria do dia a dia não é fácil cumprir todos os pagamentos, principalmente quando eles possuem datas diferentes de vencimento. Você sabe se tem que pagar juros quando o boleto não chega no seu endereço?

Em geral, a resposta é não. Você não tem que pagar pelos juros se o boleto ou fatura não foi entregue dentro do prazo. Porém, há outras implicações a serem analisadas para que você fique com a razão e livre-se até mesmo da multa. Veja quais são:
Identifique os motivos.

O que saber para evitar pagar juros em boletos não recebidos

Em caso do não recebimento do boleto, reemita a segunda via no site para não pagar juros
A primeira coisa a se fazer é identificar as razões do atraso (Foto: depositphotos)

Antes de se negar a pagar os juros do boleto você deve identificar as razões pelas quais ele não foi entregue até o vencimento. Isso é fundamental, pois são inúmeros os motivos que impedem de uma correspondência chegar até você.

Seu endereço está certo?

É a primeira pergunta que você deve se fazer. Será que o seu endereço para entrega não sofreu alguma alteração que impediu que o documento fosse entregue corretamente?

Os correios estão funcionando?

O sistema de entrega do Brasil entra constantemente em greve. Analise se os Correios estão funcionando normalmente e se há entrega para a sua região. Algumas empresas terceirizam a entrega, que também pode ser paralisada por algum motivo.

O boleto não se perdeu?

Algumas vezes, a correspondência é armazenada de forma inapropriada e acaba se perdendo. Afaste seus móveis mais próximos à porta e veja se eles não se esconderam embaixo de tapetes, sofás ou armários.

Alternativas de pagamento sem o boleto

Depois de analisadas essas perguntas iniciais, entre em contato com o fornecedor e veja se não há outras formas de pagamento para que a espera pelo boleto não ultrapasse o dia do vencimento. Geralmente, a empresa lhe dará algumas opções:

Impressão de segunda via de boleto

A maior parte das organizações contam com sites, onde é possível criar um login e uma senha e gerar um novo boleto. A vantagem é que os boletos já são atualizados com juros e multas e você pode pagar em qualquer rede de atendimento atualizado.

Débito em conta

Para evitar transtornos futuros, você pode solicitar que a cobrança do boleto seja direta na sua conta. Isso é possível por meio do débito automático. Todo mês você deixa em conta corrente o valor das suas faturas e elas são descontadas automaticamente, sem preocupação com boletos.

Como resolver problemas com boletos atrasados

A melhor forma de resolver esse problema é no diálogo. O Idec, o Instituto de Defesa do Consumidor, recomenda: “é importante ficar atento se todos os tipos de faturas estão demorando para chegar.

Se o atraso for com um serviço específico, quando o boleto finalmente aparecer, cheque a data de sua emissão; se notar que a conta foi enviada poucos dias antes do vencimento, é sinal de que a culpa foi mesmo do fornecedor”.

No último caso, o consumidor não pode ser penalizado de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. “Para não ficar com o prejuízo, o Idec sugere que o consumidor comunique o problema formalmente à empresa, enviando uma carta com aviso de recebimento (AR) e peça uma outra via da fatura ou pague com o boleto atrasado e depois peça ressarcimento dos juros e multa cobrados. Se o banco não concordar em não cobrar os juros e a multa, ou ainda enviar o nome do consumidor ao sistema de proteção ao crédito (SPC), o consumidor pode lutar por seus direitos na Justiça”, explica o site oficial do Idec.

*blogodorium

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