
Neste sábado (28), as unidades de saúde de Vitória da Conquista abriram suas portas para um público diferenciado: cães e gatos que compareceram junto com seus donos para serem vacinados contra raiva. Além das unidades, a prefeitura disponibilizou a vacina em praças, escolas, Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e igrejas.
A meta desta campanha, que começou na zona rural no último dia 9, é de vacinar 80% dos 63 mil cães e gatos do município. “Para o dia de hoje, a Secretaria de Saúde mobilizou 570 pessoas da própria secretaria e também da FTC, Uesb, Projeta e Tiro de Guerra, para vacinação dos animais com idade acima de 3 meses. São 47 postos fixos e 4 volantes”, explicou o veterinário e coordenador da campanha Luís Cláudio Oliveira Moura.

Manoel da Costa Santos Neto (65), que mora na Urbis VI, aproveitou a oportunidade para levar seus cães Pretinho e Mel para serem vacinados. “A vacina é importante para proteger nosso bichinho. Temos que cuidar dos nossos animais. Pretinho tem seis anos comigo e Mel quatro anos. Já faz parte da nossa família”, ressaltou Manoel.

Remithon Marinho (44), morador do Vila América, levou Akira de oito meses para vacinar no posto do Cras contra raiva e lembrou da importância que cada um de nós tem que ter com os animais de estimação. “Tem que levar pra vacinar, tem que ter cuidado, saber que, quando a gente pega um animal para criar, ele vai viver conosco no mínimo 10 anos. É como um membro da família. Tem que dar banho, zelar e alimentar”, alertou Remithon.

A campanha seguirá até o dia 7 de agosto na zona rural. Na zona urbana, os que não aproveitaram a oportunidade deste sábado, podem procurar a Policlínica de Atenção Básica Dr. Ademário Silva Santos, localizada na Avenida Frei Benjamim, no bairro Brasil, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h da manhã e das 14h às 17h da tarde.

Sobre a raiva – a raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. Uma das formas de prevenção a esta doença é a vacinação anual de cães e gatos. Ela é eficaz na prevenção da raiva nesses animais, e consequentemente a raiva humana. (Informações: www.saude.gov.br)
Fonte: Secom PMVC