Política

É fake ou não? Declarações do prefeito aumentam tensão sobre ‘vai ou não vai’ aderir a Policlínica

Hoje em Salvador:

“Não. Conquista já tem sua Policlínica… que atende 700 pessoas por dia… Nós enviamos técnicos para as Policlínicas de Guanambi, e lá só atende pouco mais 50%, em Jequié também, em Feira de Santana… e Colbert (prefeito de Feira) disse que a Policlínica deve à Feira de Santana mais de 3 mil procedimentos(…) e já suspendeu o repasse porque não estava atendendo”.

Há menos de um mês durante seu discurso na Jornada Pedagógica Municipal de Conquista, o prefeito disse completamente o contrário:

“(…) Nós, depois de mandarmos técnicos às policlínicas de Guanambi, Jequié, Feira de Santana, internamente já batemos o martelo: Vitória da Conquista vai aderir ao consórcio da Policlínica”

Em entrevista em Salvador, no programa Balanço Geral apresentado por Raimundo Varella, Herzem Gusmão Pereira disse: “assinamos e concordamos com o protocolo de intenção”. Mas, em seguida, falou que “Não. Conquista já tem sua Policlínica que atende 700 pessoas por dia”. Imediatamente depois da publicação do BConquista, governantes foram para as redes sociais afirmar que a notícia, baseada nas declarações do prefeito, era mentirosa (fake).

Em sua página oficial do facebook, Gusmão Pereira, citou sua ida a Rádio Sociedade. O alcaide fala sobre o CEMAE, o qual denomina “Policlínica Municipal”, entretanto, não fala sobre a adesão a verdadeira Policlínica. Na mesma publicação o prefeito tropeça em números, afirmando “implantamos 4 novas Equipes de Saúde da Família”. Acontece que apenas três equipes foram implantadas. Também, é omitido no texto que os atendimentos da “Policlínica Municipal” (Cemae) são diferentes dos ofertados pela verdadeira Policlínica, que será inaugurada pelo Governo do Estado.

O ofício

No dia 22 de março, o secretário de saúde de Vitória da Conquista enviou um ofício ao Prefeito de Belo Campo, José Henrique Silva Tigre, presidente do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região Sudoeste. No documento o secretário informava que “fez os primeiros contatos com o Sr. Nelson Portela, coordenador da Policlínica da SESAB, para solicitar naquele momento as minutas documentais e repassamos para ele via e-mail o desejo de aderir ao consórcio”, porém para participar com 100 mil habitantes (conquista conta com mais de 300 mil).

No mesmo documento, o secretário de saúde de Conquista solicita viabilidade e procedimentos para homologação da adição.

O Presidente do Consórcio dos municípios que integram a Policlínica entrou em contado com o BConquista, demonstrando surpresa com as declarações feitas por Herzem Gusmão em Salvador. No mesmo contato, ele nos enviou o documento enviado pelo Secretário buscando informações sobre a integração ao equipamento.

Com tantas idas e vindas, somente saberemos se Conquista participará da Policlínica após homologação.

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados