A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa nesta quarta-feira, dia 10 de abril, em todo o país. As ações de imunização foram antecipadas em cerca de 15 dias em relação aos anos anteriores, quando a campanha ocorreu na segunda quinzena de abril.
Na primeira fase da campanha serão priorizadas crianças com idade entre 1 e 6 anos, grávidas e mulheres puérperas, que são aquelas que estão nos primeiros 45 dias após o parto.
Já a partir de 22 de abril, todo o público-alvo da campanha poderá receber a dose, incluindo trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com condição de saúde especial, além de funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.
A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A meta é imunizar pelo menos 90% do público-alvo.
No Amazonas, a vacinação contra a gripe começou no fim de março, se antecipando em 21 dias em relação aos demais estados. O Ministério da Saúde decidiu antecipar a vacinação no Amazonas por causa da ocorrência de casos e óbitos por influenza. Até meados de março deste ano, foram notificados, no Amazonas, 666 casos suspeitos, sendo 107 confirmados para H1N1 com 28 mortes relacionadas ao vírus.
*Agência Brasil