Cotidiano Destaque Educação Política

Ausência da prefeitura e protestos da população marcam audiência sobre fechamento de escolas da zona rural

Com grande participação popular, foi realizada hoje (28), uma audiência pública, na Câmara de Vereadores, sobre o fechamento das escolas na zona rural de Vitória da Conquista, prática que tem sido constante no governo Herzem Gusmão. A audiência foi solicitada pelo vereador Valdemir Dias (PT), que se posiciona contra os fechamentos e vem denunciando a ilegalidade da medida.

Valdemir Dias é também administrador e ex-secretário municipal de educação

Apesar do convite, a prefeitura municipal não enviou nenhum representante para esclarecimentos. Alguns dos secretários do governo Herzem chegaram até a porta da Câmara, mas não entraram para participar da audiência.

Daniela Ferreira, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, afirmou que é uma decepção o não comparecimento de alguns vereadores e de um representante da Secretaria de Educação. “Quando é atrás dos votos sabe correr atrás da gente”, reclamou. A sindicalista frisou que “o governo público quer sacrificar os nossos alunos” para manter as contas da Prefeitura.

Por outro lado, houve a presença massiva de algumas das comunidades que estão sendo afetadas com o fechamento das escolas. Pais, mães e representantes das comunidades reivindicaram que as escolas sejam mantidas e alegaram que a distância, má conservação das estradas e até das escolas, são alguns dos fatores que vem prejudicando o aprendizado das crianças.

Além de usar a tribuna livre, a população utilizou cartazes para se manifestar contra o prefeito e exigir respeito à educação.

.

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados