Política

Prefeitura alega que fala de secretário foi descontextualizada e que publicação sobre débito com a Santa Casa “não condiz com a verdade”

Em nota, a prefeitura alega que o BConquista na publicação (“Existe sim um atraso. Existe dificuldade financeira”, reconhece o Secretário ao falar sobre crise na saúde de Conquista) utilizou uma fala descontextualizada do Secretário de Saúde, Alex Costa, e afirma que o atraso no repasse afirmado em reunião não se deve a dificuldade financeira da SMS – Secretaria Municipal de Saúde. Segundo a nota, o secretário se referia ao corte na pactuação dos municípios com Vitória da Conquista.

Na mesma nota, a Prefeitura alega que “houve, ainda, interpretação equivocada quanto à fala do secretário, quando é mencionado no texto que o mesmo “não tinha conhecimento que a declaração suspeita partiu do chefe”” e que “Dentro da sua fala, o Secretário de Saúde afirmou que existe um processo administrativo de auditoria em andamento, que visa, unicamente, o cuidado com o erário municipal”, diz a Prefeitura.

O BConquista fez registro da reunião do CMS – Conselho Municipal de Saúde. O Secretário Alex Costa explanava sobre o imbróglio envolvendo a Prefeitura e Santa Casa quando declarou:

“Quanto eu entrei agora na gestão, existe, eu já falei isso. Inclusive na comissão de saúde da Câmara de Vereadores, coloquei isso, também. Não tenho vínculos com mentiras. Coloquei isso: que existe sim um atraso. Existe sim uma dificuldade financeira. A gente esta reorganizando, reprogramando, cortando gorduras e fazendo todo um ajuste muito fino, por conta da questão do financiamento. E que todos nós já compartilhamos do mesmo pensamento, no sentido do que a saúde vem sendo subfinanciada, nesse sentido”, disse o secretário na reunião do CMS.

O Secretário de Saúde deixou claro que não gostou que as informações sobre a Santa Casa saíssem “inadvertidamente”. Informações que Costa aparentou desconhecer que havia sido divulgadas pelo prefeito Herzem Gusmão Pereira.

Após a fala do secretário sobre os problemas envolvendo a Santa Casa, a presidente do CMS, Monalisa Barros, resumiu e fez observações da fala de Costa::

“Trouxe a questão do quinto leito de UTI. Desta avaliação do controle que localiza um déficit de sete milhões e alguma coisa. E que o secretário não gosta que essas informações saiam inadvertidamente, entretanto, saiu da boca do prefeito. Vale ressaltar, hoje. Um valor que foi dito aqui, que não foi notificado ainda a Santa Casa. E que já está nos blogs como uma dívida da santa casa. Ele [Alex Costa] falou que a cobrança não foi feita a Santa Casa e que ele não gostaria que essa informação saísse. E essa informação vazou pelo prefeito. Portanto, se há alguém aqui teve comportamento inadvertido, inadequado, é o prefeito municipal”, disse a Presidente do Conselho.

Leia a nota emitida pela Prefeitura de Conquista;

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados