Cotidiano

I Concurso Cultural “Todos por uma escola de paz” premia alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos

Desde o ano de 2018, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) incluiu a promoção de medidas de conscientização, prevenção e combate a todos os tipos de violência e também a promoção da cultura de paz nos estabelecimentos de ensino. Pensando nisso, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação (Smed), lançou neste ano o I Concurso Cultural: “Todos por uma escola de paz”.

Na noite desta segunda-feira (02), no auditório do Cemae, aconteceu o evento de premiação do concurso que envolveu estudantes do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com o objetivo de incentivar a troca de ideias e a produção cultural entre seus participantes, foi elaborada uma programação especial, com apresentações culturais e contou com a presença do Prefeito Municipal, Herzem Gusmão.

Premiação dos alunos participantes – 80 alunos das 34 turmas do EJA do município participaram do concurso e concorreram em três categorias: música, artes visuais (grafite/desenho) e gêneros textuais (poesia e texto narrativo). Uma comissão, formada por representantes da comunidade escolar e profissionais da cultura, fez a escolha dos vencedores.

Os alunos Lara Keury Fernandes de Oliveira, da Escola Municipal José Mozart Tanajura, Quele Souza Silva, da Escola Municipal Fidelcina Carvalho Santos e João Pereira da Silva Neto, da Escola Municipal Maria Leal, foram os primeiros colocados, respectivamente, nas categorias: música, texto narrativo e desenho. A música selecionada foi interpretada por músicos do Projeto Educarte e o desenho vencedor será grafitado na parede da escola Municipal Maria Leal.

Uma das homenageadas, Carla Santos Silva, aluna do oitavo e nono anos da Escola José Mozart Tanajura, teve seu poema lido na abertura do evento. Ela relata que sempre gostou de fazer poemas e o projeto cultural foi a oportunidade para inscrever um de seus textos. “Estou muito satisfeita com a qualidade do ensino do nosso município. Fiz o texto para mostrar que temos que ser fortes e persistentes e que a paz é fundamental para que tenhamos uma educação de qualidade”, diz a aluna.

Para o secretário Municipal de Educação, Esmeraldino Correia, o concurso foi uma oportunidade de fomentar a cultura da paz. “Ver um evento festivo como este, sendo elaborado por alunos e educadores da Secretaria de Educação, é para nós uma grande alegria. O Caminho da Paz se dá através dessa cooperação e com toda a sociedade reconhecendo o importante papel da escola”, ressalta o secretário.

*Secom

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados