Mais duas pessoas testaram positivo para Coronavírus neste domingo (24), aumentando para 109 os casos confirmados em Vitória da Conquista, até o momento. Destes, 91 foram confirmados pelo método de exame laboratorial RT-PCR e 18 por Teste Rápido associado ao quadro clínico de Síndrome Gripal.
Foram notificados 1253 casos suspeitos de Covid-19 no município, sendo que 861 casos foram descartados e 283 estão em investigação – 184 aguardando resultado laboratorial e 99 aguardando coleta de amostra para exame RT-PCR.
Do total de pacientes que testaram positivo para a doença, 39 estão em recuperação (quatro hospitalizados e 35 em isolamento domiciliar), 66 evoluíram para cura e quatro pacientes, residentes do município, foram a óbito. Quanto ao estado de saúde dos pacientes que ainda estão aguardando resultado ou coleta, 17 encontram-se internados em unidade hospitalar com quadro de Síndrome Gripal ou Síndrome Gripal Aguda Grave e 266 estão em isolamento domiciliar.
Taxa de ocupação – O município disponibiliza 114 leitos (64 enfermarias e 50 Unidades de Terapia Intensiva) destinados, exclusivamente, ao tratamento da Covid-19. Neste domingo (24), a taxa de ocupação dos leitos de UTI subiu para 38% e dos leitos clínicos pra 12,5%. Neste momento, além dos pacientes de Vitória da Conquista, também estão internados pacientes de outros oito municípios da região: Cândido Sales, Caturama, Jequié, Jacaraci, Macarani, Gandu, Guanambi e Ipiaú.
– Números omitidos: Conquista tem quase 4 mil notificações de síndrome gripal
As definições operacionais adotadas pela Vigilância Epidemiológica municipal são especificadas pela Nota Técnica COE Saúde Nº 54 de 8 de abril de 2020, da Secretaria de Saúde do Estado.