O setor de turismo e viagens está afetado pela pandemia. Em Vitória da Conquista a situação é mesma que em qualquer cidade brasileira. Em conversa com o BConquista, o empresário José Maria Caires falou sobre o impacto da pandemia no setor e a retomada de voos pelas companhias aéreas.
BCONQUISTA – Qual o impacto direto no turismo e venda de passagens aéreas com a pandemia? As pessoas tem optado por adiar ou tentado reembolso dos valores pagos?
JOSE MARIA – Atividade turística como todo parou, o trade foi afetado em 100% com cancelamento de voos, fechamento dos pontos turísticos e proibição de funcionamento de hotéis, dos passageiros que tinham viagens para esse período, 99% pediram adiamento para posterior remarcação, até por que existe a MP que permite que as companhias reembolsar as passagens 12 meses após o fim da Pandemia, a melhor opção para quem tinha passagem para esse período é aguardar para se necessário for remarcar sem multa.
BCONQUISTA – Há quem compre passagens ou pacotes neste período?
JOSE MARIA CAIRES – Tem sim, no mercado de Vitória da Conquista 5% dos clientes continuam comprando, não compram mais por falta de voos, pois tivemos o fechamento do Aeroporto Glauber Rocha, as pessoas que compram são as que estão voltando pra casa, os que foram pegos de surpresa no meio da crise e estavam noutros estados ou países, com 90% da redução dos voos, ficaram restritos apenas às capitais. Já os pacotes tem sido comercializado ainda que timidamente para 2021, as promoções são extremamente atrativas e com a flexibilidade de remarcação de março a outubro sem acréscimo.
BCONQUISTA – Como os empresários do setor de turismo e as companhias aéreas tem discutido sobre a crise?
JOSE MARIA CAIRES – Este será um novo tempo pra economia, o turismo foi o mais afetado, mas será um dos primeiros a se recuperar, veja bem: As aeronaves estão todas nos pátios, os hotéis vazios, os parques e roteiros com excelentes promoções, creio que a partir de setembro a retomada ocorrerá, ainda que lenta, mas 2021 será um bom ano para o setor de turismo. Um dado importante é que 78% das pessoas estão com vontade de viajar, acho que a quarentena enclausurou as pessoas e a vontade de se libertar é que demonstra quanto as pessoas querem sair e viajar, num novo perfil, mais em famílias ou casais, grupos maiores estão ainda tímidas as procuras.
BCONQUISTA – Já há discussão de planos para retomada desses setores pós-pandemia?
JOSE MARIA CAIRES – A retomada já está acontecendo pelas companhias aéreas, ainda que timidamente, Vitória da Conquista já tem previsão para junho, mas vai depender muito da abertura e flexibilização da economia, não há demanda por exemplo para pessoas virem pra Vitória da Conquista, se só funcionam supermercados e farmácia, tudo vai depender da abertura do comercio.
BCONQUISTA – Como está sendo essa retomada?
JOSE MARIA CAIRES -O que há de mais interessante é a preocupação das companhias aéreas em preservar o ambiente com total segurança, está acontecendo um novo procedimento de limpeza e higienização das aeronaves, a obrigatoriedade de protetores e a possibilidade até de testagem rápida para os passageiros. Portanto o turismo será um grande aliado na prevenção do contágio e até na identificação de casos suspeitos.