O eleitor que não votou no primeiro turno tem até esta quinta-feira para justificar. Quem não votou no segundo turno, o prazo é dia 28 de janeiro. O Tribunal Superior Eleitoral recomenda que a justificativa seja feita, preferencialmente, por meio do aplicativo e-título, disponível para celulares com sistemas operacionais android ou ios. O procedimento pode ser feito também pela internet, por meio do sistema justifica – o site é o tse.Jus.Br ou ainda de modo presencial, no cartório eleitoral. Em qualquer um dos casos, o eleitor precisará preencher um requerimento de justificativa eleitoral, explicando por que não votou. O TSE pede que seja anexada documentação que comprove a razão da falta. O valor varia de acordo com a zona eleitoral. Além de tomar multa, quem não justificar o voto fica impedido de tirar RG, passaporte, e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo. No primeiro turno das eleições, 23% não compareceram às urnas – uma abstenção recorde. A justificativa para a ausência é necessária porque o voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos de idade.
-
Compartilhe
Eleitor tem até quinta para justificar ausência no 1º turno
Pode ser do seu interesse
Justiça responsabiliza empresas por acidente de trabalho ocorrido em Cocos, em 2020, que resultou na morte de três trabalhadores.
A Advocacia-Geral da União (AGU) garantiu na Justiça Federal a condenação de duas empresas da Bahia ao ressarcimento integral ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pelas pensões por morte pagas aos dependentes de três trabalhadores vítimas de uma explosão em Cocos, no oeste baiano. O acidente ocorreu em outubro de 2020, durante atividade...
É falso que transações ou movimentações financeiras acima de R$ 5 mil estarão sujeitas à taxação
Impostos dependem de aprovação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal para serem aplicados
Não existe, nem está prevista, a instituição de imposto incidente sobre movimentações financeiras acima de R$ 5 mil, inclusive aquelas realizadas por meio do PIX. O Governo do Brasil não criou, não propôs e não debate qualquer medida que preveja a tributação de transferências, pagamentos ou recebimentos com base no valor movimentado.
A criação ou alteração de tributos...
Brasil é o destino mais procurado do mundo para Natal e Réveillon, aponta MTur
País registra crescimento de 18% nas pesquisas internacionais; Rio de Janeiro aparece como destino mais buscado por brasileiros e estrangeiros.
O Brasil se tornou um dos principais destinos de viagem mais buscados do mundo para as festas de fim de ano. A informação é de um levantamento da Booking.com, divulgado nesta segunda-feira (24) pelo Ministério do Turismo. A pesquisa analisou buscas feitas entre 1º de agosto e 28 de outubro de 2025. O país foi o mais buscado...
Receita Federal disponibiliza nova versão do Sistema de Procurações Eletrônicas
Sistema foi totalmente remodelado para oferecer mais segurança, controle e transparência.
A Receita Federal anunciou uma nova versão do sistema de procurações eletrônicas, que passa a se chamar Autorizações de Acesso. A atualização começa a valer em 5 de dezembro de 2025 e integra, segundo a Receita, o conjunto de medidas de modernização dos serviços digitais do órgão.
O sistema foi totalmente remodelado, com foco em segurança, controle e transparência nas...










