Destaque Opinião e Artigos

OPINIÃO: Manifestação na prefeitura contra o fechamento do comércio

Com o slogan “Fechar o comércio não é a solução” o setor do comércio e parte do setor de serviços de Vitória da Conquista organizaram uma manifestação para o dia de hoje (1), às 10h00, em frente à Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.
O segmento do comércio sofre muito com as restrições impostas pelo poder público desde o início da pandemia, no ano passado. E, como não poderia deixar de ser, existe uma cobrança muito forte dos empresários junto à Prefeitura de Vitória da Conquista. Nesse momento em que a prefeitura é comandada por uma ex-representante deste setor produtivo, a decisão de apoiar o governo estadual deve ter se tornado um dilema. Principalmente, porque a prefeita em exercício chegou a afirmar há poucos dias que não acataria a ampliação do toque de recolher estabelecido pelo governo estadual, argumentando que, em vez de impor medidas restritivas para a população, vagas para infectados pela covid-19 é que deveriam ser ampliadas.
Em uma análise inicial, diríamos que ambas as afirmações não são solução, quando se analisa o tema pelo princípio de que a preservação da vida é o objetivo áureo. Isso, considerando que a melhor opção de combate à pandemia é a imunização de toda a população. O comércio fechado não resolve porque a contaminação, mesmo em menor escala, continua. E ainda tem o agravante do prejuízo econômico. Por outro lado, a capacidade de ampliação do número de leitos é limitada, e, como citou o secretário de saúde Fábio Vilas-Boas, recentemente, uma vaga em leito de UTI não é garantia de que a pessoa contaminada vai sobreviver.
Então, considerando questões tão básicas como estas, o melhor seria que as partes se unissem e buscassem juntas soluções,  tudo com bom senso. Até porque muitas coisas relacionadas à pandemia ultrapassam a alçada da PMVC e do comércio local.

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados