Por José Maria Caires
O Conselho de Segurança de Vitória da Conquista/CONSEG, que nasceu, cresceu e vive sob a batuta de melhorar a segurança da cidade, vem, no decorrer dos anos, provando quão importante é sensibilizar a sociedade para ajudar os governos na resolução dos problemas que afligem a população, apontando as carências que mais afligem o povo. A construção da Casa de Acolhimento do Menor é, dentre tantas outras, a principal bandeira do conselho. Através de várias ações já foi possível aquisição da área de 15.000 m2 para construção do Centro de Recuperação de Menores, já conseguiu com a FUNCEB a elaboração do Projeto Executivo e através de ações com a Secretaria de Direitos Humanos para dotação orçamentária de R$ 10 milhões para construção da obra. Falta agora a licitação e contratação por parte do Governo para iniciar as obras.
Analisando o relato acima, percebe-se que a participação desse CONSELHO DE SEGURANÇA tem credibilidade e competência suficientes para colaborar na melhoria da qualidade de vida das pessoas, com ações transformadoras, a chancela do CONSELHO é forte e tem seriedade nas ações que patrocina.
A última investida foi um almoço, com objetivo de angariar recursos para melhoria dos serviços na cidade, quando conseguiu arrecadar recursos suficientes para adquirir uma viatura zero quilômetro, que foi doado para Polícia Militar, objetivando melhoria dos bairros periféricos acometidos com altos índices de violência.
O Conselho, insatisfeito e com desejo de ajudar mais, fez um pleito às construtoras da cidade e conseguiu mais duas viaturas para reforçar a segurança da Zona Oeste da cidade, lembrando que a Associação das Indústrias de Vitória da Conquista, sensibilizada com o esforço do Conselho, já havia anteriormente doado também um carro para PM de Vitória da Conquista.
Portanto, além de inúmeras ações importantes no aperfeiçoamento da segurança local, já são quatro viaturas cedidas à Polícia Militar e no mais breve possível prazo haveremos de ver construída a Casa de Acolhimento de Menor, lamentamos que neste Governo não foi possível avançar mais, todavia, no próximo que se inicia em 2015 o CONSEG baterá nas portas para prosseguir e concluir esse importante equipamento de segurança em Conquista.
Parabéns ao CONSEG e aos cidadãos que apoiam essa idéia.