Cotidiano

Garis participam de curso de qualificação profissional

Hoje, disciplinas trataram de segurança do trabalho e cuidados em saúde mental

Nesta segunda-feira, 12, um grupo de garis participou da primeira etapa do curso de qualificação profissional “Qualidade de vida no trabalho: cuidar de si e cuidar do outro”. Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura de Vitória da Conquista, através da coordenação de Gestão de Pessoas, setor ligado à Secretaria Municipal de Administração responsável pelo programa Acolher.

Pela manhã, no auditório da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, sob a coordenação de Marcelo dos Santos e Yullo Bomfim, a aula foi sobre segurança do trabalho. Houve ginástica laboral, e falou-se a respeito de equipamentos de proteção individual e coletiva, adicional de insalubridade e prevenção de acidentes.

À tarde, no mesmo local, e desta vez a cargo de Thaís Nogueira, em parceria com representantes do Caps II e do Caps AD, tratou-se de saúde mental. O conteúdo envolveu prevenção e tratamento em uso e abuso de álcool e outras drogas, além de técnicas de relaxamento.

O curso foi aprovado pela gari Juliane Lima, 29 anos, há dois trabalhando na Prefeitura. Ela descreveu o dia como “bastante gratificante”, levando-se em consideração os temas abordados nos dois turnos. “É bom para que a gente conheça nossos direitos e deveres, dá para aprender bastante. E até para a gente saber lidar com determinadas situações com os colegas no trabalho”, disse Juliane.

Próximas aulas – A mesma turma volta a se reunir na próxima segunda-feira, 19. Na ocasião, serão trabalhados os seguintes temas: pela manhã, relações humanas e ética profissional; à tarde, direitos, deveres e responsabilidade do servidor público municipal.

O curso já foi realizado com servidores das secretarias municipais de Saúde, Infraestrutura e Educação e, em outra ocasião, chegou a contemplar profissionais de vários setores ao mesmo tempo. Agora, direciona-se aos de Serviços Públicos.

“O objetivo é capacitar os servidores municipais a partir das demandas apresentadas nos locais de trabalho. É mencionada a importância do trabalho em equipe, enfatizando o relacionamento interpessoal, além de promover a saúde mental do trabalhador”, explicou a coordenadora de Gestão de Pessoas, Taís Lemos.

Secretaria Municipal de Comunicação

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados